O absenteísmo é um dos grandes problemas de qualquer empresa que trabalhe com o atendimento ao público, pois desorganiza a agenda, prejudica o planejamento e pode causar tremendos prejuízos. E, na área de saúde, o cenário pode ser ainda pior. Pensando nisso, preparamos este post mostrando como reduzir faltas em consultas médicas na sua clínica.
O lado bom disso tudo é que, por meio de algumas ações pontuais e estratégias inteligentes, é perfeitamente possível abordar a questão de frente, facilitando a gestão do negócio e até mesmo melhorando o relacionamento com o público. Quer descobrir como fazer isso? Então, continue a sua leitura!
Institua uma política de fidelidade
O primeiro passo para diminuir as faltas em consultas médicas na sua clínica pode ser a instituição de uma política de fidelidade. Em linhas gerais, é uma estratégia que favorece os pacientes mais pontuais e presentes nos seus atendimentos, os que menos faltam. Além disso, pode abordar questões como a realização dos exames solicitados e o retorno no tempo correto.
É uma medida que beneficia tanto a empresa quanto o cliente, tendo em vista que diminui o absenteísmo e, em troca, oferece vantagens, que podem ser escolhidas de acordo com o perfil do seu negócio. Elas podem ser, por exemplo, descontos financeiros, parcelamentos maiores, horários mais flexíveis, suporte diferenciado e assim por diante.
Inclua uma etapa de confirmação
Uma medida que vem sendo adotada com sucesso por muitas clínicas nos últimos tempos está na inclusão de uma etapa de confirmação para as consultas. Na prática, isso significa que o paciente receberá uma mensagem, garantindo que não se esqueça de comparecer no dia e horário agendados. Usualmente, isso é feito na véspera, por SMS ou WhatsApp, a solução ideal para te ajudar, é o nosso MediNotify software de notificação e comunicação com os pacientes.
Outra ação importante é também criar uma política de cancelamentos. Com ela, é possível cobrar uma porcentagem do que seria recebido pelo atendimento daqueles que não comparecerem e não avisarem antecipadamente. Lembre-se de que a ideia é mais educar o público do que lucrar, então não é recomendável usar valores muito elevados.
Conte com uma ferramenta de gestão
Nos dias de hoje, o gestor de clínicas não pode abrir mão de boas soluções em tecnologia. Há algum tempo, elas eram um diferencial competitivo, mas agora já são o padrão do mercado e fazem parte da rotina de qualquer empresa de sucesso. Com elas, é possível adotar uma série de medidas com mais eficiência, como a atualização constante de cadastros.
Ao contar com uma boa ferramenta de gestão MediClinic RIS, você consegue automatizar diversos processos e otimizar o dia a dia, permitindo o direcionamento da sua energia para outras ações, como a redução do absenteísmo. Não se esqueça de que a profissionalização é essencial para o êxito do seu negócio, ajudando a tomar decisões mais assertivas e embasadas.
Agora você já sabe de que modo reduzir faltas nas consultas médicas da sua clínica! É uma medida muito importante, que pode trazer reflexos extremamente positivos para o seu fluxo de caixa.
Gostou de aprender como diminuir faltas em consultas médicas da sua clínica? Então, que tal conferir 5 dicas para reduzir o tempo de espera dos seus atendimentos?