O que faz um bom gestor? Essa é uma pergunta bem complexa e que traz, sem dúvidas, ainda mais questionamentos. E não é para menos: o trabalho de gestão é muito desafiador e envolve conceitos como administração, economia, liderança, empatia e muito mais. É, portanto, algo multidisciplinar.
Quando o assunto é um gestor da área da saúde, o tema se torna ainda mais complexo. Afinal, esse profissional deve trazer características únicas, que contribuam para que o seu negócio se torne um sucesso em um mercado tão competitivo.
Mas, afinal, quais são as características que um gestor de saúde deve ter? Pensando nessa dúvida, separamos algumas competências que não podem deixar de ser trabalhadas por qualquer pessoa que deseje seguir uma carreira de sucesso na gestão desse tipo de empreendimento. É o seu caso? Então, continue a leitura e saiba mais!
1. Capacidade analítica
A capacidade de analisar fatores com eficiência é algo que não pode ser desconsiderado na hora de nos tornarmos bons gestores na área da saúde.
Afinal, esse será um desafio cotidiano para esses profissionais, que precisarão analisar dados, informações e métricas para descobrir quais são as melhores medidas a serem tomadas a fim de otimizar os processos daquele empreendimento.
2. Liderança
Liderança não é sinônimo de autoridade. É justamente essa a maior dificuldade enfrentada por muitos gestores, que erram na mão e acabam sendo temidos, e não respeitados, pelos seus colaboradores.
Um bom líder é aquele que se senta lado a lado com a sua equipe, incluindo-os na tomada de decisões, sendo respeitoso com todos e, ainda assim, tendo o pulso firme para guiá-los rumo ao sucesso. É esse o seu caso?
3. Inteligência emocional
Trabalhar com gestão é um desafio diário. Portanto, é fundamental que o profissional saiba lidar bem com as emoções, trabalhando-as de modo a otimizar ainda mais a produtividade de todos os envolvidos.
A inteligência emocional é, portanto, um ponto que não pode ser desconsiderado em um bom gestor da área da saúde, que lidará diariamente com pressões de variadas intensidades e precisará “segurar o rojão” sem perder a compostura.
4. Organização
Organização e disciplina são fatores imprescindíveis a todos os gestores, independentemente da sua área da atuação.
Um ambiente de trabalho bem organizado flui de maneira muito mais produtiva, melhorando o dia a dia de todos os envolvidos e contribuindo até mesmo para um clima organizacional mais equilibrado.
5. Tomada rápida e eficiente de decisões
Por fim, bons gestores da área da saúde são aqueles que tomam decisões de maneira rápida e eficiente, sem pestanejar.
Essa tomada rápida de decisões, com foco na busca por bons resultados, associada a um raciocínio crítico de primeira, diferencia os gestores de sucesso daqueles que não atingem os seus objetivos com tanta facilidade.
Agora que você já conhece as características que um gestor de saúde deve ter, é hora de trabalhá-las em seu cotidiano ou contratar gestores que as dominem! Lembrando que essas competências são desenvolvidas no dia a dia ou até mesmo em cursos específicos para esse tipo de qualificação.
Saber fazer uma boa gestão de tempo e produtividade é outra característica que não pode ser desconsiderada quando falamos sobre gestores do segmento da saúde. Então, confira o nosso post sobre o assunto e saiba mais!