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    Ainda que tenham diferenças entre si, cliente e paciente são, em síntese, a mesma pessoa. O mesmo indivíduo que busca os serviços de um estabelecimento da área da saúde a fim de cuidar de algum sintoma é aquele que investe o seu dinheiro no empreendimento. Por isso, é essencial que a sua experiência naquele local seja uma prioridade para os gestores.

    A jornada do paciente, portanto, é algo que deve ser valorizado. Afinal, isso fará com que a reputação do seu negócio melhore e com que aquela pessoa não apenas volte para dar continuidade ao tratamento, mas também indique a sua clínica para aqueles que conhece.

    Contudo, afinal, como melhorar a experiência do cliente em um estabelecimento do segmento da saúde? Continue a leitura e veja algumas dicas que não podem ser deixadas de fora!

    1. Cuide bem da recepção

    A área de recepção é o primeiro contato do seu paciente com o estabelecimento. Por isso, invista nesse espaço, fazendo com que ele se torne confortável, bonito, agradável e, claro, funcional. Determinados detalhes, como acessibilidade, espaço para a movimentação de cadeiras de rodas e opções de distração, fazem toda a diferença na experiência final.

    2. Conheça o seu público-alvo

    Outra dica para conquistar os seus pacientes no atendimento e nos serviços prestados é, é claro, conhecê-los. Você pode fazer isso a partir de uma caixinha de opiniões disposta na recepção, além de poder usar enquetes na página do Instagram e até mesmo pesquisas com formulários enviadas por e-mail. Use ferramentas diferentes para obter o máximo de opiniões.

    3. Ofereça agendamentos de consulta online

    Hoje em dia, todo mundo gosta de praticidade. Felizmente, a tecnologia na área da saúde também envolve pontos que tornam o cotidiano dos pacientes mais simples. Um ótimo exemplo disso é o atendimento via WhatsApp ou até mesmo em um site específico — algo que facilita o dia a dia dos profissionais da recepção e dos clientes.

    4. Diminua o tempo de espera

    Quem gosta de esperar? Calcule bem o tempo da consulta, ofereça horários na agenda que atendam a esse período e invista na confirmação das visitas no dia anterior, a fim de evitar aglomerações e garantir que o atendimento seja muito mais fluido para todos.

    5. Conte com diferentes canais de atendimento

    Outra forma de agradar e melhorar a experiência das pessoas envolvidas é utilizando diferentes canais de comunicação. Há aqueles que se dão melhor com e-mails; outros, com mensagens pelo WhatsApp, e ainda há quem prefira a interação pelas redes sociais. Se possível, contrate um profissional para ficar de olho nesses espaços.

    6. Ofereça um atendimento humanizado e personalizado

    Por fim, ofereça um atendimento sempre focado na humanização e, se viável, na personalização. Conhecer os seus pacientes pelo nome, acessar o prontuário deles antes de iniciar a consulta e outros detalhes do gênero fazem com que a jornada e a experiência sejam muito mais válidas para aqueles que precisam dos seus serviços.

    Além disso, a jornada do paciente é fortemente influenciada pelo atendimento do profissional da saúde dentro do consultório. Sendo assim, desenvolver competências e focar as atualizações deve ser outra prioridade do gestor e da equipe de colaboradores contratada.

    Como podemos ver, a jornada do paciente é algo que deve ser levado a sério. Com apenas algumas mudanças simples, é possível otimizar esse processo e fazer com que os seus clientes sempre pensem nos seus serviços quando precisarem de algum tipo de auxílio para a saúde.

    Para ajudá-lo ainda mais, separamos outro artigo que pode ser bem interessante: descubra como melhorar o atendimento ao paciente com apenas 4 dicas e revolucione os serviços da sua clínica!

    26 de outubro de 2021No Comments on 6 dicas de ouro para melhorar a jornada do paciente na clínicaAtendimento ao paciente, Gestãoagendamento online, atendimento ao paciente, atendimento humanizado, consultório digital, jornada do paciente, saúde pública, tecnologia na saúde

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