Ainda que tenham diferenças entre si, cliente e paciente são, em síntese, a mesma pessoa. O mesmo indivíduo que busca os serviços de um estabelecimento da área da saúde a fim de cuidar de algum sintoma é aquele que investe o seu dinheiro no empreendimento. Por isso, é essencial que a sua experiência naquele local seja uma prioridade para os gestores.
A jornada do paciente, portanto, é algo que deve ser valorizado. Afinal, isso fará com que a reputação do seu negócio melhore e com que aquela pessoa não apenas volte para dar continuidade ao tratamento, mas também indique a sua clínica para aqueles que conhece.
Contudo, afinal, como melhorar a experiência do cliente em um estabelecimento do segmento da saúde? Continue a leitura e veja algumas dicas que não podem ser deixadas de fora!
1. Cuide bem da recepção
A área de recepção é o primeiro contato do seu paciente com o estabelecimento. Por isso, invista nesse espaço, fazendo com que ele se torne confortável, bonito, agradável e, claro, funcional. Determinados detalhes, como acessibilidade, espaço para a movimentação de cadeiras de rodas e opções de distração, fazem toda a diferença na experiência final.
2. Conheça o seu público-alvo
Outra dica para conquistar os seus pacientes no atendimento e nos serviços prestados é, é claro, conhecê-los. Você pode fazer isso a partir de uma caixinha de opiniões disposta na recepção, além de poder usar enquetes na página do Instagram e até mesmo pesquisas com formulários enviadas por e-mail. Use ferramentas diferentes para obter o máximo de opiniões.
3. Ofereça agendamentos de consulta online
Hoje em dia, todo mundo gosta de praticidade. Felizmente, a tecnologia na área da saúde também envolve pontos que tornam o cotidiano dos pacientes mais simples. Um ótimo exemplo disso é o atendimento via WhatsApp ou até mesmo em um site específico — algo que facilita o dia a dia dos profissionais da recepção e dos clientes.
4. Diminua o tempo de espera
Quem gosta de esperar? Calcule bem o tempo da consulta, ofereça horários na agenda que atendam a esse período e invista na confirmação das visitas no dia anterior, a fim de evitar aglomerações e garantir que o atendimento seja muito mais fluido para todos.
5. Conte com diferentes canais de atendimento
Outra forma de agradar e melhorar a experiência das pessoas envolvidas é utilizando diferentes canais de comunicação. Há aqueles que se dão melhor com e-mails; outros, com mensagens pelo WhatsApp, e ainda há quem prefira a interação pelas redes sociais. Se possível, contrate um profissional para ficar de olho nesses espaços.
6. Ofereça um atendimento humanizado e personalizado
Por fim, ofereça um atendimento sempre focado na humanização e, se viável, na personalização. Conhecer os seus pacientes pelo nome, acessar o prontuário deles antes de iniciar a consulta e outros detalhes do gênero fazem com que a jornada e a experiência sejam muito mais válidas para aqueles que precisam dos seus serviços.
Além disso, a jornada do paciente é fortemente influenciada pelo atendimento do profissional da saúde dentro do consultório. Sendo assim, desenvolver competências e focar as atualizações deve ser outra prioridade do gestor e da equipe de colaboradores contratada.
Como podemos ver, a jornada do paciente é algo que deve ser levado a sério. Com apenas algumas mudanças simples, é possível otimizar esse processo e fazer com que os seus clientes sempre pensem nos seus serviços quando precisarem de algum tipo de auxílio para a saúde.
Para ajudá-lo ainda mais, separamos outro artigo que pode ser bem interessante: descubra como melhorar o atendimento ao paciente com apenas 4 dicas e revolucione os serviços da sua clínica!