Toda atividade prestada por serviços de saúde deve ser paga por quem a contratou. Se você leu essa frase e pensou: “isso é óbvio!”, precisa saber que nem sempre é isso o que acontece. Ou seja, as faltas de pagamento ocorrem, sobretudo, na cobertura dos planos de saúde e por motivos alheios à vontade das prestadoras dos serviços.
A boa notícia é que há como reduzir glosas médicas! Neste texto, você vai conferir as mais importantes informações acerca do assunto e como diminuir as ocorrências de glosas médicas. Aproveite sua leitura!
O que são glosas médicas?
A palavra glosa está atrelada às cobranças que não estão em conformidade com os acordos firmados entre o serviço contratado e quem o contratou. Na área da saúde, o termo é glosa médica é devido aos impasses ocorridos entre as operadoras de saúde e os serviços de saúde.
Resumidamente, as glosas médicas são o não pagamento — pelos convênios — das consultas, medicamentos e procedimentos, inclusive cirurgias e materiais utilizados nelas.
Quais são os tipos de glosas?
Agora que você já sabe o que são glosas médicas, confira seus três tipos: administrativas, técnicas e lineares.
Glosas administrativas
Estas acontecem por falhas manuais no preenchimento das guias, levando à negação do pagamento por parte do plano de saúde, e isso pode estar previsto em contratos. Evite tais erros atentando para:
· datas incorretas ou pedidos médicos fora do prazo de validade;
· preenchimento errado de guias e formulários;
· códigos, procedimentos e preços incorretos.
Glosas técnicas
Nesse caso, ocorre a contestação dos procedimentos médicos, levando o segurado a questionar se o procedimento é, realmente, necessário, além da solicitação de uma perícia médica. Atente para:
· cadastro dos pacientes desatualizado e carteirinha vencida;
· pouco detalhamento nas solicitações médicas;
· falta de descrição dos procedimentos.
Glosas lineares
Aqui os motivos para o não pagamento são vagos ou incoerentes, como mencionar que um valor está maior que o acordado quando não está. Nas glosas lineares, você pode pedir uma justificativa ou uma auditoria.
Ao observar os tipos de glosas médicas, fica claro como elas prejudicam as instituições de saúde. Veja algumas medidas para se precaver!
Quais as melhores dicas para reduzir glosas médicas?
Existem algumas formas de diminuir as glosas que afetam o dia a dia das unidades de saúde. Confira-as!
1. Eduque a equipe
Educar os funcionários sobre o porquê das glosas médicas acontecerem, seus tipos e a importância de cadastrar as informações corretamente é fundamental para evitá-las. Entendendo o impacto negativo gerado por elas, não será apenas o gestor que fiscalizará as informações acirradamente, mas toda a equipe. Uma dica é compartilhar este post com eles!
2. Faça auditorias internas
Contratar um profissional especializado ou treinar um funcionário para realizar auditorias periódicas é crucial para encontrar erros e maneiras de otimizar os processos da empresa. Ao ter alguém que foque nas auditorias, é uma ótima forma de impedir determinados erros de chegarem aos convênios médicos.
3. Utilize sistemas integrados
As tecnologias atuais favorecem a administração hospitalar, incluindo a redução de glosas médicas. São exemplos os sistemas (softwares) de gestão como MediClinic RIS, que fazem agendamentos e preenchimento automático dos formulários, integrando controles necessários — como integrar as plataformas utilizadas pelos planos de saúde, evitando as divergências de dados.
4. Aposte no prontuário eletrônico
Tal solução reconhece os erros automaticamente, além de garantir que seus colaboradores acessem o histórico dos pacientes. Como resultado é possível impedir que os problemas gerem glosas na saúde, bem como permitir que os exames sejam padronizados. Se os prontuários forem salvos na nuvem, as alterações após o término da consulta ou da realização do exame ficam impossibilitadas.
5. Digitalize documentos e processos
A digitalização da documentação traz várias vantagens, como:
· ter cópias dos documentos enviados aos convênios, possibilitando a comprovação da realização do exame;
· atualizar o número da carteirinha dos pacientes rapidamente, evitando a perda de informações;
· impedir a perda ou rasura de documentos — algo comum com o formato em papel;
· diminuir a ocorrência deglosas administrativas e técnicas, etc.
Falamos das glosas na saúde, os tipos e as melhores formas de reduzir glosas médicas que tanto prejudicam hospitais e clínicas médicas!
E então, restou alguma dúvida sobre o tema? Deixe um comentário sobre sua experiência no assunto!