A área da saúde é um dos setores mais complexos e que mais exigem rapidez e eficiência, portanto, muitos buscam por soluções que auxiliem nesse sentido. A comunicação automatizada para hospitais é, por sua vez, uma das soluções mais importantes para essa área.
A automatização da comunicação é um ponto essencial para hospitais que desejam trazer mais eficiência para sua rotina sem perder a qualidade do serviço oferecido.
Nesse texto, vamos apresentar o que é a automação na comunicação, como ela é aplicada nos hospitais, além de apresentarmos um guia prático para implementá-la.
Entenda o que é automação de comunicação hospitalar
A automação de um sistema de comunicação é implementado para facilitar o fluxo operacional e facilitar a interação entre hospital e pacientes. Por meio dessa comunicação automatizada para hospitais é possível desenvolver mensagens personalizadas e programadas por diferentes canais, como WhatsApp, e-mail, mensagens e site.
Além disso, essa tecnologia pode ser usada por meio da integração com outros sistemas usados na gestão hospitalar. Essa comunicação pode ser usada para diferentes finalidades como:
- Lembretes de consultas e exames;
- Confirmação de agendamentos;
- Envio de resultados;
- Pesquisas de satisfação;
- Campanhas de prevenção.
Essa automação serve como um facilitador do cotidiano, evitando o desgaste da equipe de atendimento e de recepção e melhorando a comunicação pessoal com os pacientes que já estão no local.
Benefícios da comunicação automatizada em ambientes hospitalares
A aplicação de um sistema de comunicação automatizado traz diversos benefícios para os hospitais, os principais deles são:
Redução do absenteísmo
Por meio do envio de lembretes automatizados, esse sistema diminui significativamente o não comparecimento nas consultas. Além disso, a remarcação pode ser feita de forma mais ágil.
Produtividade da equipe
Ao automatizar tarefas repetitivas, a equipe de atendimento e recepção terá mais tempo para realizar atividades mais complexas.
Experiência do paciente
A implantação desse sistema pode ajudar a aprimorar a experiência do paciente para com o hospital. Além dele possuir uma comunicação proativa, clara e contínua, muitas pessoas se sentem mais confortáveis em realizar agendamentos por meio de chats e formulários.
Segurança da informação
Esses sistemas de automação são desenvolvidos com foco total na segurança da informação, oferecendo soluções com criptografia e conformidade com a LGPD.
Passo a passo para implantar a comunicação automatizada em seu hospital
Mapeie os pontos de contato com o paciente
Antes de escolher a tecnologia, é necessário identificar quais são os momentos-chave da jornada do paciente para entender onde a comunicação pode ser automatizada.
Escolha um fornecedor com expertise no setor
Encontrar um parceiro confiável e que entende do assunto é essencial para que a comunicação automatizada para hospitais seja aplicada com sucesso.
Planeje a integração com seus sistemas atuais
O maior diferencial dessas tecnologias é o aspecto de integração, por meio dele é possível conectar ao prontuário eletrônico, ao sistema de agendamento e à régua de relacionamento.
Elabore protocolos personalizados
É necessário que cada etapa da jornada tenha um tipo de mensagem, canal e linguagem definidos para atender suas respectivas necessidades.
Treine sua equipe para usar a ferramenta
Mesmo com automação, a supervisão humana é essencial para que tudo ocorra sem maiores complicações.
Estabeleça KPIs e um processo monitoramento
Acompanhar os resultados e ajustar as estratégias com base em dados é necessário para entender os fluxos de trabalho e quais são as implicações da ferramenta no cotidiano.
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