
A transformação digital nas instituições médicas é uma realidade que está transformando o mercado de saúde. Se quiser saber o passo a passo para promover esta revolução na sua empresa, participe do #webinargratuito clicando neste link: https://bit.ly/3g61SEI . Às vezes pode ser assustador dar esse primeiro passo quando se fala de mudanças… e o processo de transformação digital não está isento disso! Neste artigo @GabrielAlzateTobon, especialista no assunto, compartilha sua experiência e indica o primeiro passo para o sucesso.
Não compliquemos a transformação digital
* Gabriel Alzate Tobón
Desde 2011 estou totalmente envolvido com o que conhecemos como “Transformação digital de negócios” ou “Transformação Digital”. Esse conceito basicamente mostra como a tecnologia aplicada leva a reinventar a experiência do cliente, bem como modelos de negócios nas empresas.
Ingressei nesse mundo digital em 1998, quando se falava mais de um mundo da internet, e lembro que naquela época comecei a ler personagens que diziam “o futuro é a internet” e eles não estavam errados… Enquanto a transformação digital vai além da internet, há uma coisa que esses personagens identificaram em sua visão: estamos num mundo em mudança com uma tendência acentuada de integrar cada vez mais o mundo digital com o mundo “offline”.
Mais de 20 anos se passaram desde então e tive a possibilidade de executar muitos projetos digitais, sendo o setor saúde um dos mercados em que me especializei. Aconselhei diferentes instituições a entender que “o mundo digital” começa na estratégia e depois migra para sua aplicabilidade na operação.
Agora, esse mesmo longo caminho de aconselhamento na indústria me permitiu identificar um fator denominador comum, independentemente do tamanho da instituição… no início do processo de transformação digital é comum ver uma resistência à mudança e isso geralmente se deve a 3 fatores:
• Medo do desconhecido / fracasso
• Falta de informação
• Medo de não conseguir aprender as novas habilidades necessárias
Respeito as pessoas que têm trabalhado nessa questão, bem como as empresas de consultoria nessa área, mas a verdade é que percebo que está sendo implícito que a transformação digital é complexa, duradoura e de alto custo. Não vou dizer que é como soprar e fazer garrafas, nem que é um tema que é feito em um dia, mas é possível cobrí-lo, pensar sobre isso e desenvolvê-lo em qualquer empresa.

Mas como isso é possível?
Abaixo listo 5 características desenvolvidas por instituições que implementaram com sucesso esse processo:
1) Eles estão cientes de que é necessário migrar para um modelo de negócio focado no paciente, onde é dada atenção especial à forma de construir e nutrir relacionamentos.
2) São organizações que entenderam que o processo de transformação digital é um processo de avaliação e construção contínua.
3) Proporcionar uma experiência positiva do paciente antes, durante e após a prestação do serviço torna-se um hábito na organização.
4) Eles são claros que a mudança cultural e a formação de seus funcionários são fundamentais para alcançar o sucesso.
5) Eles sabem que a tecnologia é uma ferramenta transversal que deve ser integrada ao processo.
Dito isto, neste momento eu só quero dizer que é normal ter medo do desconhecido; mas a mesma experiência nesse acompanhamento no processo de transformação digital me permite dizer com total certeza que o importante é começar, dar esse primeiro passo e entender que esse processo, quando se torna parte do DNA da instituição, torna-se o melhor aliado quando se trata de gerar valor ao paciente.