É comum se preocupar em oferecer um bom atendimento na sua clínica ou no consultório médico. No entanto, isso não é suficiente para garantir o retorno de consulta e fidelizar o seu paciente. Qualquer detalhe pode ser o bastante para que ele não volte e procure pela orientação de outro profissional.
Assim, é preciso adotar uma série de medidas para que as pessoas se sintam motivadas a voltar a receber os seus serviços. Ainda não sabe o que fazer? Neste artigo, daremos dicas importantes para assegurar o retorno de consulta e tornar o público fiel. Continue lendo para saber mais!
Mantenha uma boa estrutura no consultório
O primeiro cuidado acontece antes mesmo da chegada do paciente ao consultório. É preciso manter uma boa estrutura, com equipamentos e utensílios novos e de qualidade. Também é necessário oferecer conforto e comodidade por meio de móveis confortáveis e de uma decoração agradável e funcional.
Isso faz toda a diferença na hora em que o paciente chega à recepção, pois ele se sente mais bem recebido, tendo a percepção de um lugar acolhedor. Dessa forma, a experiência dele como um todo se torna mais positiva, fazendo com que ele volte para novos atendimentos.
Organize a sua agenda e seja pontual
Ao realizar um atendimento médico, é bom se colocar no lugar dos pacientes. Afinal de contas, ninguém gosta de esperar por muito tempo para ser atendido ou de ter consultas desmarcadas em cima da hora.
Assim, procure manter uma agenda bem organizada, com todos os horários reservados de acordo com o tempo necessário para cada atendimento. Da mesma maneira, evite atrasos e outros problemas na pontualidade que afetem a sua relação com o paciente e o retorno de consulta.
Converse com o seu paciente
Durante a consulta médica, é fundamental que o paciente se sinta confortável para falar sobre as suas queixas e seja ouvido. Por isso, preste atenção a todas as reclamações, escute e tenha empatia com a situação pela qual a pessoa está passando.
Além disso, é necessário tirar todas as dúvidas e esclarecer todos os pontos do diagnóstico e do tratamento. Lembre-se de que o seu paciente provavelmente não tem o mesmo conhecimento técnico que você, portanto, use palavras e expressões simples e de fácil entendimento.
Tenha atenção ao pós-atendimento
Depois que a pessoa deixa o consultório, ainda que o atendimento tenha sido excelente, não quer dizer que ela vá retornar. Esquecimento, outros compromissos, consultas com outros profissionais, entre mais motivos, podem fazer com que isso aconteça.
Para garantir o retorno da consulta, é preciso investir no pós-atendimento. Isso pode ser feito por meio de uma comunicação eficaz, por e-mail, mensagem e telefone, lembrando-a das novas marcações e também mantendo um relacionamento com o paciente.
Invista em tecnologias para o retorno de consulta
Uma maneira de facilitar todas as dicas acima é adotando tecnologias, como um sistema de gestão. Ele reúne todas as informações dos pacientes, de modo a oferecer um bom entendimento sobre a situação deles, desde o primeiro atendimento até o retorno de consulta.
Os recursos tecnológicos ajudam, ainda, a organizar melhor a sua agenda e a manter um relacionamento com o público por meio de uma comunicação efetiva e de modo automatizado. Dessa forma, você pode se dedicar melhor a cada atendimento.
O fato é que o retorno de consulta depende de um esforço em diferentes frentes, como um atendimento humanizado e o investimento em tecnologia. Portanto, veja quais medidas podem ser implementadas no seu consultório ou na sua clínica e busque oferecer um serviço diferenciado, que vá além das suas habilidades como médico.
Gostou do artigo? Quer conferir outras dicas de gestão para o seu consultório ou para a sua clínica? Então, veja também sete inovações tecnológicas na área da saúde!