A gestão centralizada de informações em saúde é uma estratégia importante e eficiente pois promove resultados clínicos, econômicos e otimiza a tomada de decisões pelos administradores do estabelecimento a partir de um diagnóstico situacional.
No entanto é preciso definir como ocorrerá a centralização das informações e como monitorá-las, a fim de obter o panorama mais preciso e efetivo do estado de saúde do paciente e da instituição como um todo.
Quer saber mais sobre como colocar em prática a gestão centralizada de informações? Então não perca nossa explicação sobre esse assunto!
Afinal, como se define a centralização das informações?
Em um universo clínico, independentemente da complexidade, é fundamental criar conexões entre os dados de saúde dos pacientes, de forma a resgatá-los e integrá-los a outros sempre que necessário.
Também é imprescindível organizá-los para que se transformem em indicadores relevantes, como o número de absenteísmo nas consultas, percentual de cirurgias canceladas, entre outras variáveis importantes.
Essa é a proposta da gestão centralizada de informações, que permite fazer uma avaliação completa do paciente por meio da alimentação simultânea de diversos atores envolvidos no atendimento, como as equipes clínicas e financeiras.
O seu objetivo engloba também a análise da situação gerencial do estabelecimento, levantando os principais gastos em saúde e avaliando as propostas para contenção de despesas, sem afetar o atendimento humanizado aos pacientes.
Quais são os benefícios dessa prática?
Centralizar as informações clínicas, medicamentosas, ambulatoriais e cirúrgicas permite não somente uma análise do quadro do paciente, como também dos custos envolvidos durante sua estadia.
Sendo assim, os benefícios da gestão centralizada se observam na melhoria da comunicação interna, uma vez que sempre terão dados completos do paciente, que reflete necessariamente na qualidade do atendimento.
Assim como será possível, mediante um avaliação periódica, plotar os indicadores e elaborar planos de ação específicos para eliminar alguns problemas ou reduzir a ocorrência de outros, investir em atividades e demandas, entre outras questões.
Como colocar em prática a gestão centralizada?
Diante do número de informações coletadas dos pacientes ao longo dos atendimentos, atualmente é inviável organizar tudo isso em formulários manuais e exames laboratoriais impressos continuamente.
Sendo assim, a melhor forma de colocar em prática a gestão centralizada é adquirindo um software que atende às necessidades clínicas, administrativas e financeiras, de fácil manuseio e aprendizagem.
Um software de gestão é uma plataforma de grande utilidade nos dias de hoje, adaptada para funcionar em instituições de pequena, média e grande complexidade e que possui diversas funcionalidades interessantes para o profissional clínico e o gestor.
Outro ponto crucial é que essa plataforma integre adequadamente os dados inseridos entre as áreas, permita apenas compartilhamento das informações mediante senha pessoal e consiga fazer a rastreabilidade das ações.
A gestão centralizada de informações é uma forma de integrar todas as variáveis coletadas dos pacientes, organizá-las de forma racional e facilitar a obtenção de diagnósticos clínicos, medicamentosos e institucionais de forma rápida e eficiente. No entanto, para obter esses benefícios, é fundamental buscar por softwares inteligentes e adequados à realidade clínico hospitalar, bem como ser de execução amigável para todos os colaboradores.
Agora que você já conhece a importância da gestão centralizada de informações, não deixe de ler também sobre como otimizar a implementação de um sistema de gestão de clínicas!