A tecnologia continua sendo uma grande aliada na saúde, contribuindo para uma maior eficiência e para a redução de custos em hospitais e clínicas médicas. No entanto, ela ganhou ainda mais destaque nos últimos meses com a pandemia do coronavírus, quando a administração hospitalar precisou se adaptar a novos desafios.
A diferença é que alguns processos, comportamentos e ferramentas, que ainda eram tidos como “algo do futuro”, devem se consolidar como realidade. Se essa transformação era esperada gradualmente, agora, ela desponta como urgente para as instituições de saúde que desejam se destacar e conseguir atender cada vez melhor às demandas dos pacientes.
Neste artigo, mostramos 4 tendências de administração hospitalar e gestão de clínicas para acompanhar de perto no próximo ano. Continue lendo e descubra!
1. Novas tecnologias digitais
Uma das tendências mais marcantes é mesmo o fortalecimento de novas tecnologias digitais na saúde. Inclusive, o setor continua crescendo a passos largos, com a integração de ferramentas de Inteligência Artificial, softwares inteligentes, Big Data e Internet das Coisas (IoT).
No entanto, é preciso ficar de olho nas transformações proporcionadas pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que passou a vigorar este ano. Essa norma regula o compartilhamento de dados das pessoas pelas instituições e, por isso, é necessário criar meios de protegê-los de maneira mais eficiente.
2. Atendimento remoto e híbrido
O teleatendimento passou de assunto polêmico para uma necessidade durante a pandemia da Covid-19. Por isso, deve se manter como uma forte tendência para o próximo ano, ganhando cada vez mais espaço no mercado e conquistando os pacientes.
Para tanto, a administração hospitalar deve investir em ferramentas mais eficientes, que permitam uma melhor interação com os pacientes. Também é necessário um investimento no treinamento dos colaboradores e dos profissionais de saúde, principalmente porque o atendimento online deve continuar mesmo com o fim da pandemia, de forma híbrida, em que uma primeira consulta é feita no consultório e o monitoramento do paciente é realizado remotamente.
3. Humanização no atendimento
No entanto, a maior utilização de tecnologias e a distância não significam um esfriamento nas relações entre médicos e pacientes. Pelo contrário, a tendência é de que essas ferramentas sejam usadas para ampliar a humanização no atendimento, que já vem se destacando nos últimos anos.
Um bom exemplo disso é o quanto os recursos de telemedicina têm permitido um monitoramento mais próximo do estado de saúde dos pacientes. Mesmo quando eles estão em casa, a tecnologia favorece a conversa com o médico, que pode acompanhá-lo e passar orientações, de acordo com a rotina e as condições de cada um.
4. Marketing médico
O atendimento remoto ampliou bastante as possibilidades dos pacientes. Se, antes, eles só podiam buscar a clínica mais próxima, hoje, podem contar com profissionais especializados fora da sua localização. Isso contribui significativamente para aumentar a competitividade entre as instituições de saúde, permitindo também que elas busquem pacientes mais distantes.
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Assim, se, anteriormente, o marketing médico era adotado por poucas clínicas, agora, ele desponta como uma grande tendência para 2021, principalmente no ambiente digital. Cada instituição precisa criar uma estratégia mais eficiente para atrair e fidelizar os seus pacientes.
Essas são apenas algumas tendências de administração hospitalar para 2021. O fato é que a área da saúde está em transformação acelerada para se adequar às novas demandas do mercado e dos pacientes. Portanto, é fundamental acompanhá-las por meio de mudanças estruturais e comportamentais na sua clínica.
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