Conhecer os tipos de planejamento em saúde é fundamental para implantá-los gradativamente, acompanhar a evolução das metas por meio de indicadores efetivos e buscar alternativas de aperfeiçoamento.
Para tanto é preciso definir a equipe gestora para cada planejamento, estabelecer prazos, controlar os possíveis imprevistos, levantar os recursos tecnológicos e financeiros necessários e acompanhar a evolução da concorrência também.
Quer saber mais sobre os tipos de planejamento em saúde? Então, fique por aqui e leia mais!
Planejamento estratégico
É executado pela alta administração, voltado para ações mais globais do que os setores em si. Busca sensibilizar os colaboradores sobre a missão da empresa e a visão das atividades propostas.
Nesse sentido, é passível das influências externas, principalmente do mercado concorrente em saúde, dos índices epidemiológicos da população atendida, da disponibilidade dos insumos no mercado, entre outros fatores.
Tem como objetivo geral a sustentabilidade financeira da empresa, a melhoria do clima organizacional e as mudanças mais genéricas da instituição, que foram resultado das ações dos demais tipos de planejamento.
Planejamento tático
Um dos tipos de planejamento em saúde de grande relevância é o tático, por estar entre o estratégico e operacional, e por isso suas ações serão resultados de um processo e refletirão em outros.
Na maioria das vezes, o planejamento tático é idealizado e supervisionado por gerentes que necessitam aprimorar a visão das unidades ou departamentos setorialmente e focar em mudanças em médio prazo.
Sendo assim, são definidas ações por departamento, considerando aquelas que são urgentes, relacionadas ao tempo, e as importantes, que se referem às mudanças estruturais para atendimento às legislações clínicas e sanitárias.
Os gerentes devem orientar os demais colaboradores que executarão o planejamento operacional e prestar informações para a alta administração que avaliará o planejamento estratégico.
Planejamento operacional
Trata-se da força bruta de trabalho de qualquer instituição que foi previamente sensibilizada pelos gerentes e será avaliada pelos supervisores de setor em um nível mais micro da situação, porém com influências nos demais serviços.
Quando se pensa no mercado em saúde, a grande força de trabalho ainda é a equipe de enfermagem, que trabalha em diversos níveis assistenciais no trabalho multisdisciplinar para proporcionar cuidado integral e uma experiência humanizada.
Dessa forma, o planejamento tático tem como propósito a melhoria das tarefas cotidianas, valoriza a importância de os colaboradores entenderem como seu trabalho interfere em outros setores e quais são as consequências para os demais planejamentos.
Em geral, suas metas são de curto prazo e devem ser analisadas periodicamente, para evitar a não efetividade nos serviços, insegurança na assistência clínica prestada, além de desperdício de recursos financeiros.
Entender os tipos de planejamento em saúde é fundamental para implantá-los gradativamente na instituição, acompanhar a evolução dos objetivos propostos e modificar as ações conforme o cenário interno e externo apresentado. Também é importante para definir as responsabilidades de cada colaborador visando a excelência na assistência à saúde ao menor custo para o paciente e a instituição.
E você, ficou interessado nesse assunto? Então não deixe de ler também sobre o planejamento estratégico situacional em saúde!