A humanização no atendimento dos pacientes é uma abordagem que vem se destacando cada vez mais dentro do meio médico. Nesse cenário, o principal objetivo tem sido criar um relacionamento de confiança entre os profissionais da saúde e os seus pacientes.
Oferecer um bom serviço de saúde pressupõe garantir uma experiência positiva aos pacientes na consulta, desde a recepção até o pós-consulta. Essa prática fortalece o vínculo entre esses indivíduos e viabiliza uma maior eficiência na assistência médica, especialmente na Telemedicina.
Quer saber como estreitar a relação médico-paciente? Neste post, vamos mostrar como você pode implementar a humanização do atendimento em sua instituição de saúde para promover uma melhor experiência aos seus pacientes.
O que é o atendimento humanizado?
Essa abordagem envolve um modelo de atendimento com foco principal nas necessidades do paciente. Assim, toda a equipe deve prestar a assistência médica levando em conta a situação de fragilidade do indivíduo e buscando sempre acolher o paciente e a sua família.
Trata-se, assim, de um atendimento direcionado para oferecer uma experiência única ao paciente e satisfazer as suas carências. O foco não está apenas na análise de exames e no diagnóstico de doenças, mas, sim, no paciente como uma pessoa.
Como funciona o atendimento humanizado?
A introdução de novas ferramentas automatizadas em estabelecimentos de saúde e a era da Telemedicina acentuaram a importância do atendimento humanizado. Afinal, prestar atendimentos a distância não é uma tarefa fácil e exige que o médico envolva o paciente, de modo a garantir uma consulta remota de qualidade.
O médico deve humanizar o atendimento para reduzir a insegurança do paciente, ter o cuidado de transmitir todas as informações sobre o tratamento ou a prescrição de medicamentos e ser o mais claro e transparente possível, sempre pensando no bem-estar do indivíduo.
Tudo se baseia na valorização do paciente como pessoa e em um olhar mais atento sobre as suas necessidades e sobre os anseios. Afinal, as empresas que focam na humanização do atendimento são elogiadas e bem-vistas pelo público.
Como oferecer o atendimento humanizado?
Confira algumas dicas de como implementar a humanização do atendimento na sua clínica e colocar essa abordagem em prática.
Respeite as individualidades
O atendimento humanizado pressupõe respeitar os pacientes como seres únicos e que precisam de apoio. Cada indivíduo apresenta uma história de vida particular, com crenças, necessidades, anseios e expectativas em relação à consulta e ao tratamento médico. Esse cuidado vai fazer com que ele se sinta mais à vontade na consulta e ajuda na sua fidelização.
Dê atenção ao que o paciente tem a dizer
Durante a consulta, dê atenção integral ao atendimento do paciente. Faça com que ele se sinta à vontade e seguro para explicar mais sobre o problema de saúde. Assim, você terá uma visão mais ampla sobre o indivíduo e poderá definir os melhores tratamentos e medicamentos.
Forneça informações objetivas e verdadeiras
O médico tem a obrigação de informar ao paciente sobre tudo que envolve o seu estado de saúde. Esse profissional deve ser transparente e explicar todas as questões referentes a tratamentos disponíveis, à realização de exames e à prescrição de medicamentos etc. Essa abordagem clara vai passar mais confiança para o paciente e fazer com que ele se sinta mais à vontade e tranquilo, estreitando o vínculo da relação.
Investir na cultura da humanização no atendimento é uma estratégia que ajuda a criar um vínculo de confiança mais próximo com o médico e os seus pacientes. Essa abordagem é o diferencial que vai influenciar diretamente a atração e a fidelização desse público. Portanto, coloque as nossas dicas em prática e veja os resultados!
Você já adota o atendimento humanizado com os pacientes? Tem alguma sugestão de como otimizar essa prática? Deixe um comentário contando a sua experiência!