A medicina vem se transformando em uma velocidade bem maior nos últimos anos, para acompanhar as tendências do mercado e o comportamento dos pacientes. Novos sistemas, processos e tecnologias contribuem para um atendimento mais rápido, eficiente e humanizado. Mas toda essa inovação em saúde tem sido acompanhada de muitas dúvidas de gestores e profissionais da área.
Afinal, vale a pena investir em tecnologias como Inteligência Artificial, telemedicina e prontuários eletrônicos? Um software de gerenciamento traz mesmo tantos benefícios para a gestão em saúde?
Se quer saber mais sobre o assunto, neste post mostramos 4 motivos para investir na inovação em saúde. Continue lendo e descubra!
1. Otimiza processos
O primeiro motivo para inovar em saúde é a melhoria e a otimização de processos. Atividades antes sujeitas a erros são feitas por softwares e equipamentos modernos, que processam e armazenam informações de maneira prática e ágil.
Um exemplo clássico são os prontuários eletrônicos. Antes era necessário preencher os formulários à mão, tomando muito tempo de um funcionário e estando sujeito a erros de preenchimento ou falta de informações. Com a tecnologia, os dados dos pacientes ficam em um mesmo local, sendo acessados sempre que necessário. Basta fazer uma atualização a cada procedimento ou consulta.
2. Aumenta a produtividade da equipe
Inovar não diz respeito apenas à inclusão de ferramentas tecnológicas. Também representa uma melhoria estrutural e de processos, com uma evolução na rotina da instituição de saúde. Nesse sentido, a inovação contribui de forma efetiva para a produtividade da equipe, reduzindo erros e retrabalhos.
Isso porque algumas ferramentas, como aplicativos e softwares, automatizam e padronizam atividades que antes eram feitas por pessoas. Além disso, facilitam a troca de informações e a interação entre os colaboradores.
3. Melhora a relação com os pacientes
A inovação em saúde também permite uma evolução na relação médico-paciente. Além de contar com mais eficiência e processos mais ágeis, os usuários do sistema de saúde podem receber um atendimento mais completo e humanizado.
Com a automatização, os médicos e os colaboradores da instituição podem se dedicar melhor ao atendimento. O resultado são pacientes mais satisfeitos e com mais chances de retornar para uma nova consulta.
4. Reduz custos e aumenta a rentabilidade
Ora, uma equipe mais produtiva e processos otimizados resultam em uma redução de custos significativa em um curto prazo. Com o tempo, a tendência é que a instituição passe a ter uma maior rentabilidade, empregando menos recursos e esforços.
Além disso, se os pacientes estão mais satisfeitos, há uma maior chance de eles recomendarem o estabelecimento a outras pessoas. Essa boa reputação se torna um importante diferencial competitivo no mercado.
O fato é que a mudança já está acontecendo e quem não acompanhá-la corre o risco de ser deixado para trás. Investir na inovação em saúde não se trata apenas de seguir um modismo, mas sim de uma realidade da qual as empresas e profissionais de saúde não podem mais fugir. Por isso, é fundamental se manter informado sobre as principais inovações e buscar soluções práticas para o seu negócio.
Gostou de conhecer esses motivos para investir na inovação em saúde? Quer saber mais como a tecnologia pode ser aplicada na área? Então, veja também 3 benefícios da medicina mobile!