Em tempos de pandemia, aprendizado e evolução diária sobre estudos e comportamento do novo Coronavírus, é muito comum que Médicos e Pesquisadores queiram usar referências e casos anteriores para análises preditivas e acompanhamento por meio de um histórico individual ou coletivo de pacientes visando agregar valor na assistência, assegurando agilidade e qualidade nos laudos feitos por especialistas.
Pensando nisso, o MediWorks – nossa workstation do MediSystem PACS – permite a definição de um Banco de Patologias (um repositório de conhecimento) que transforma o sistema em um especialista na análise de casos predefinidos individualmente pelos Médicos responsáveis.
Como já é difundido na classe médica, a análise de exames de imagem pode ajudar a antecipar o isolamento e tratamento de pacientes. Sendo assim, hospitais e centros de diagnóstico especializados também têm utilizado a tecnologia para disponibilizar um serviço de segunda opinião radiológica em imagens de tomografia computadorizada de tórax, por exemplo, para pacientes suspeitos ou confirmados com a doença.
Nos últimos tempos, as instituições de saúde têm atendido centenas de pacientes por dia com suspeita de Covid-19. Isso influencia o trabalho dos Médicos, que têm como missão diagnosticar um grande número de casos de forma precisa. Desta forma, buscar referências ou casos parecidos sobre um quadro clínico pode demandar tempo, seja uma pesquisa na internet ou nos arquivos de casos internos. Por isso, é importante que os especialistas possam realizar a pesquisa por patologia dentro do PACS.
E a pesquisa por patologia no MediSystem PACS auxilia a análise e evolução dos casos de Covid-19, mas também pode ser configurada para qualquer doença. Para isso, basta inserir um grupo de patologias e logo depois vincular o exame a esta patologia. A partir desse momento, o sistema já permite a análise de casos confirmados, onde você consegue também analisar diversos pacientes com a mesma doença.
Se for encontrado um paciente com uma doença que o Médico tenha diagnosticado, ele pode fazer a pesquisa por patologia no PACS, que funciona como uma busca indexada por termos através de uma palavra-chave, o que auxilia a pesquisa por laudos de outros pacientes que apresentaram esta patologia. Mesmo se o especialista não tiver atendido o caso, ele encontra o nome da doença no campo de busca para analisar laudos de outros Médicos.
O Banco de Patologias no MediSystem PACS também contribui para o diagnóstico de doenças raras. Como essas doenças atingem um número muito pequeno de pessoas, é difícil encontrar referências e estudos sobre o tema. Por isso, é importante que os especialistas possam consultar dentro do software se houve outra ocorrência da doença em questão na instituição de saúde. Assim, é possível comparar os casos e realizar um laudo mais preciso.
Nem todo PACS permite a busca por patologias, mas clínicas e hospitais que fazem o uso da ferramenta conseguem gerar uma base de conhecimento a partir do histórico da instituição. Essa medida contribui principalmente para a qualidade do diagnóstico, já que é possível comparar casos de forma mais efetiva.
Confira como funciona o Banco de Patologias do nosso PACS!