É possível dizer que as crises são eventos cíclicos e até inerentes a qualquer empresa. Inclusive, elas são muito frequentes na área da saúde, exigindo uma resposta rápida. Do contrário, as instituições podem sofrer graves consequências, como perdas financeiras e danos à imagem e à reputação. Mas, de fato, você sabe o que é gestão de crise?
No atual cenário, o entendimento dessa questão se tornou ainda mais urgente. Independentemente do tamanho e do setor em que atuam, as empresas estão tendo que aprender a encarar situações difíceis com criatividade e muita cautela. Para entender melhor sobre o assunto, neste post mostramos o que é gestão de crise, qual a sua importância e como implementá-la. Acompanhe!
O que é gestão de crise?
Trata-se de um conjunto de ações para evitar e mitigar prejuízos provocados por algum problema eventual em uma empresa. As causas da crise podem ser internas e externas, variando bastante de uma organização para outra. De todo modo, costumam fazer parte dos próprios processos ou estão relacionados a algum risco inerente à atividade do negócio.
Nesse sentido, uma crise pode ser uma situação pequena, como uma reclamação de um cliente, ou algo maior, como um erro médico que levou ao óbito de um paciente. É bom destacar que um problema pode ser simples a princípio e se tornar algo muito maior, como a insatisfação de centenas de pacientes.
Dessa forma, a gestão de crise envolve um plano de ações estratégicas para resolver esses problemas, tentando minimizar ao máximo seus prejuízos. Não se trata de tentar esconder, mas, sim, encontrar soluções rápidas e eficientes.
Qual a sua importância?
A gestão de crise é uma atividade fundamental dentro de uma organização para que ela consiga lidar da melhor forma com imprevistos que podem surgir em decorrência de sua atividade. É uma maneira de tentar não apenas se sair bem dessas situações, como também tentar prevê-las para saber como lidar com elas.
Do contrário, essas situações podem resultar em prejuízos financeiros que poderiam comprometer o funcionamento da empresa. Mais do que isso, podem provocar danos graves à imagem e à reputação, algo que demora anos para ser construído e refeito. Em pouco tempo, o negócio pode perder clientes, prejudicando a sua continuidade.
Como colocá-la em prática?
A estratégia para a gestão de crise varia muito de uma empresa para outra. Vai depender de sua estrutura e até da maior possibilidade de ocorrerem problemas. De qualquer forma, podemos destacar os passos a seguir.
Conheça os problemas
Antes de tudo, é necessário entender quais são os possíveis riscos a que a empresa está submetida. Isso será fundamental para lidar com eles no futuro. Do mesmo modo, assim que uma crise começa, é preciso entender qual a sua extensão, os envolvidos e outros aspectos, antes de traçar uma estratégia. Para tanto, deve-se reunir o maior número possível de informações, verificando o que, de fato, ocorreu.
Defina os responsáveis
O ideal é contar com uma equipe multidisciplinar para resolver as crises. No entanto, ela pode ser liderada por um responsável, que atuará como porta-voz da organização. Essa pessoa deverá entender tudo relacionado à crise e às ações que serão implementadas para resolvê-la.
Crie uma estratégia
Em seguida, é hora de criar um plano de ação, com o passo a passo necessário para resolver a crise de maneira rápida, simplificada e que, de preferência, evite que ela se repita no futuro.
Mantenha a transparência
Não adianta tentar esconder uma crise. O melhor é ser transparente tanto com os colaboradores quanto com parceiros, fornecedores e o público em geral. É importante explicar o que aconteceu e mostrar quais as ações estão sendo feitas para solucionar o problema.
Acompanhe os resultados
Por fim, destacamos a importância de monitorar de perto todas as ações e a efetividade dos resultados. Inclusive, essa é uma maneira de evitar que essas crises se repitam ou melhorar o tempo de resposta a elas.
Agora que você sabe o que é gestão de crise, pode começar a implementar uma estratégia para conseguir superar adversidades e contornar situações que poderiam prejudicar a sua empresa em curto e longo prazo. Portanto é hora de montar um plano de ação e se preparar para evitar problemas no futuro.
Gostou de saber o que é gestão de crises? Como a sua empresa lida com situações adversas? Deixe sua resposta nos comentários!