As inovações tecnológicas fazem parte da história médica. No entanto, elas estão evoluindo bem mais rápido na atualidade, devido ao desenvolvimento da tecnologia da informação e das telecomunicações. Assim, a tecnologia na Medicina pode ser usada para a melhoria da gestão e dos processos, fornecendo ainda um diagnóstico mais preciso e tratamentos mais eficientes.
Para que sejam efetivas no dia a dia, é fundamental que os gestores e profissionais de saúde se mantenham atualizados constantemente. Assim, com o intuito de ajudar você, neste post mostramos quais as principais novidades e os benefícios de usar a tecnologia na Medicina. Continue lendo e saiba mais!
Como a tecnologia pode ser usada na Medicina?
Já é quase impossível imaginar a Medicina sem tecnologia. Muitas ferramentas já estão bem inseridas na rotina de clínicas e hospitais, como é o caso dos softwares de gestão, que automatizam diversos processos e integram as informações da instituição. Da mesma forma, temos os prontuários e receituários eletrônicos e as agendas digitais, que facilitam bastante o atendimento dos pacientes.
Um avanço tecnológico um pouco mais difundido nos hospitais são os braços robóticos, que realizam desde pequenos procedimentos, até cirurgias mais complexas. Essa área deve continuar crescendo, com a inserção de outras inovações, como a inteligência artificial. Esse, por sinal, é um dos assuntos mais comentados na área da saúde quando se trata de tecnologia.
Com a Inteligência Artificial, é possível desenvolver dispositivos que realizam de modo eficiente algumas ações, como as cirurgias robóticas, ainda que em caráter experimental. De modo mais consistente, tem sido usada para o processamento de dados, que permitem a comparação de informações de pacientes com casos clínicos para um diagnóstico mais preciso.
Outra tecnologia que vem sendo utilizada na Medicina é a Internet das Coisas (IoT), que permite a integração de dispositivos eletrônicos com o ambiente virtual. Dessa forma, aplicativos móveis podem ser inseridos em aparelhos como relógios, pulseiras, entre outros, enviando informações em tempo real sobre o estado do paciente, por exemplo.
Podemos destacar também a realidade aumentada, que permite a visualização de pequenas estruturas em maior escala, e a impressão 3D, com a produção de equipamentos e até órgãos artificialmente. Essas tecnologias ainda funcionam em caráter experimental, sendo objeto de inúmeras pesquisas, mas devem ganhar o mercado nos próximos anos.
Quais os benefícios da tecnologia na área médica?
A seguir, confira os principais benefícios que a tecnologia proporciona para a Medicina!
Diagnósticos e tratamentos mais precisos
Uma das principais vantagens de usar tecnologia na Medicina é a obtenção de diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficientes para os pacientes. Modernos exames de imagem permitem a visualização das estruturas em alta definição, por exemplo. Enquanto outras ferramentas, como os braços robóticos, realizam procedimentos com alto nível de precisão, reduzindo a chance de erros.
Melhoria do atendimento
Os softwares de gestão e outras soluções simples, como o agendamento de consultas online, otimizam o atendimento, reduzindo o tempo de espera e organizando a rotina de clínicas e hospitais.
Gestão mais eficiente
O uso de tecnologia na medicina, como no caso dos softwares e aplicativos, ajuda as instituições de saúde a terem uma gestão mais enxuta, eficiente e organizada. Dessa forma, os médicos podem se concentrar melhor no atendimento, e os colaboradores de modo geral podem ser mais produtivos.
Integração das informações
O prontuário eletrônico agrega todas as informações dos pacientes, facilitando o acompanhamento do histórico deles pelos médicos. Assim, dá para fazer diagnósticos mais precisos e indicar tratamentos mais adequados. Com a integração de tecnologias como a Inteligência Artificial, essas informações podem servir como base de dados para a comparação de novos casos, oferecendo diagnósticos com ainda mais exatidão.
Gostou de saber como usar a tecnologia na Medicina? Quer conferir mais posts como este? Então, veja também os três benefícios da Medicina mobile!