Fazer a rastreabilidade das amostras em laboratórios é fundamental à obtenção de informações mais seguras e concretas para auxiliar os envolvidos na hora de tomar decisões e direcionar condutas terapêuticas. Isso significa que os gestores que atuam na saúde precisam investir em recursos tecnológicos que promovam a sustentabilidade dos negócios.
Tendo isso em vista, vamos explicar o que é a rastreabilidade e a importância da funcionalidade desse processo para a proteção e segurança das amostras. Saiba, ainda, quais os benefícios que a rastreabilidade agrega e como o uso dos recursos de tecnologia ajuda a otimizar a rotina dos laboratórios. Boa leitura!
O que é a rastreabilidade e qual a sua importância?
Entende-se por rastreabilidade das amostras o monitoramento de todos os locais por onde a coleta circulou dentro de um laboratório de análises clínicas. Priorizar essa prática auxilia no controle de eventuais erros ao permitir o acesso aos dados do paciente, caso surja alguma ocorrência.
Geralmente, as falhas mais comuns na rotina de um laboratório são os atrasos nos resultados e erros de digitação. Nesses casos, a rastreabilidade favorece a identificação do setor responsável, ajudando a verificar onde estão os principais problemas para propor soluções e evitar a obstrução do fluxo dos procedimentos.
Isso torna a rastreabilidade um importante mecanismo de “ajuste” nas tarefas da rotina de um laboratório. Sem essa possibilidade, o paciente teria que ser comunicado, a fim de agendar uma nova coleta para o laboratório realizar todas as etapas do exame novamente.
Quando isso acontece, muitas questões são colocadas em xeque: a capacitação técnica dos profissionais, a confiabilidade da empresa e a habilidade da gestão para propor soluções, já que esse tipo de problema poderia ser evitado com o simples uso da rastreabilidade.
Qual o papel da tecnologia na rastreabilidade?
A medicina laboratorial é um dos campos da saúde que mais influenciam a avaliação diagnóstica e a decisão pela escolha do tratamento, quesitos determinantes às estatísticas que ditam o real panorama da saúde pública de um país. Nesse contexto, a rastreabilidade torna-se primordial aos trâmites relacionados ao gerenciamento do processo saúde-doença.
Como os resultados finais de um exame influenciam um considerável percentual de decisões clínicas em todas as áreas de assistência, a busca de alternativas para aumentar a confiabilidade desses procedimentos é fundamental. E isso em diferentes aspectos, já que a garantia de qualidade nesses serviços deve ser a meta dos gestores dessa área.
Logo o uso de equipamentos e de recursos tecnológicos para assegurar a lisura nos resultados dos exames é essencial. Ainda que seja possível executar esse processo manualmente, tal prática é demasiadamente trabalhosa, insegura e ainda acentua o risco de erros na armazenagem dos dados.
Realizar a rastreabilidade das amostras em um programa específico também favorece o interfaceamento. Em cada amostra é colocado uma numeração de controle, que é utilizada para integrar as informações no sistema, de modo a facilitar a análise de resultados.
Como você pôde notar, a confiabilidade nos resultados dos exames dos pacientes que procuram o seu laboratório é uma das razões que justificam o investimento em novas tecnologias na rastreabilidade. Portanto a orientação é investir em serviços como os da Medilab Sistemas, que favorecem o controle, a integridade e a segurança dos processos.
Gostou deste artigo? Então não perca tempo: entre em contato com a Medilab Sistemas e conheça nossas soluções em tecnologia!