Você, gestor de uma clínica, deve sempre se perguntar como elevar a produtividade no negócio, certo? Esse aumento resulta não só em um maior faturamento, mas também em uma experiência melhor para seus usuários.
Quer um exemplo disso? A telerradiologia é um serviço cada vez mais presente nas clínicas e agrega grande valor na assistência à saúde, assegurando agilidade e qualidade nos laudos feitos por especialistas.
Além da implementação, é possível adotar medidas que aumentem ainda mais a produtividade por meio da telerradiologia. Quer saber como? Confira!
Prepare o ambiente
Antes de aplicar a telerradiologia, é preciso preparar o ambiente para recebê-la. Isso significa investir em infraestrutura, mais precisamente voltada para a tecnologia. Nem todas as clínicas estão prontas para a mudança imediata, por isso é preciso elaborar um planejamento estratégico a fim de suprir as demandas do local.
Implemente softwares
Após viabilizar o ambiente para receber a telerradiologia, é indispensável contar com softwares aptos para o serviço. É necessário cumprir com as normas de segurança da informação, considerando o fluxo de dados sensíveis que serão processados.
A cada dia, os desenvolvedores buscam empregar formas capazes de aumentar a produtividade, como o big data, que organiza os dados em massa, transformando-os em informação. Isso pode ser muito valioso para quem dá o laudo, pois passa a contar com mais referências.
Há ainda a Inteligência Artificial (IA). Alguns dizem que ela vai substituir o trabalho do radiologista, mas isso é um equívoco. Na verdade, ela vem para ajudá-lo! Imagine só contar com um software que prioriza os exames com alterações? Ou mesmo indicar áreas das imagens que ainda não foram analisadas? São papéis importantes que a IA pode desempenhar.
Adote remuneração por laudo
Outra maneira de elevar a produtividade é por meio da bonificação do colaborador por cada laudo que ele realiza. O intuito não é incentivar a análise descuidada. Na verdade, essa medida é um estímulo para que as pessoas fiquem mais focadas em realizar o serviço, evitando ociosidade ou procrastinação.
Crie uma rede de médicos
Por fim, crie uma rede de médicos especialistas. Contratar profissionais para exercer a telerradiologia acaba sendo menos dispendioso do que mantê-los na equipe de colaboradores presenciais.
As pessoas que trabalham com laudos a distância não precisam estar no local que o exame foi realizado para poder atuar. Além de produtivo, isso agrega valor ao laudo, pois é possível que cidades que não apresentem médicos especialistas, enviem os exames para serem analisados por profissionais capacitados.
Já pelo âmbito da clínica, possibilita a ampliação dos especialistas servidores, já que terá disponível uma mão de obra maior e capacitada para avaliação dos mais diversos exames, dos simples aos complexos. E o melhor de tudo: sem onerar o faturamento!
Concluímos, enfim, que a adoção da telerradiologia é um modo prático que consegue aumentar a produtividade, os ganhos financiados e a qualidade dos serviços prestados. É preciso estar sempre com um olhar estratégico em busca de otimizar cada processo realizado na clínica, assim há benefícios tanto para o sucesso do local como também para a experiência do paciente.
Ficou alguma dúvida sobre como a telerradiologia aumenta a produtividade? Comente abaixo, teremos o prazer em esclarecer!