A tecnologia já se tornou uma aliada indissociável da medicina. Desde exames cada vez mais detalhados até softwares para gestão de clínicas, estamos diariamente cercados por ela na prática médica. Ainda assim, empresas da área da saúde ainda são as que menos reportam ter maturidade de digitalização — mostrando que ainda temos muito a evoluir.
O conceito de maturidade digital pode ser traduzido como “a capacidade competitiva em um ambiente cada vez mais digital”. Empresas que atingem esse patamar, seja da área que forem, lucram mais e tendem a ter objetivos a mais longo prazo.
Por isso, questionar se seu consultório está se adequando a essa nova demanda é uma maneira prática e eficaz de mensurar sua maturidade digital. A seguir, explicaremos como a tecnologia se aplica em 3 principais áreas de uma clínica médica. Confira.
1. Prontuário eletrônico
O prontuário eletrônico é, talvez, uma das formas mais difundidas de digitalização no consultório. Ele cortou grande parte do tempo antes gasto em localização e organização de fichas; além disso, a tecnologia deixou o trabalho de busca por exames, dados e consultas antigas muito mais rápido e prático.
Atualmente, os prontuários eletrônicos já podem ser personalizados conforme a especialidade e armazenados na nuvem. Além de fornecer uma ainda maior segurança de dados, isso exclui completamente a sua necessidade de possuir uma mídia física — seja ela um HD ou um prontuário.
2. Agendamento online
O agendamento online é o principal exemplo de como a maturidade digital amplia a competitividade do mercado. Seu principal objetivo é trazer maior comodidade ao paciente, que pode marcar suas consultas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Já não é mais necessário aguardar pelo horário comercial ou ligar para a clínica para marcar sua consulta.
No entanto, o agendamento online também traz benefícios indiretos aos médicos. Organizando automaticamente sua agenda, ele evita que erros humanos gerem sobreposição de horários ou destinem um tempo desproporcional às consultas. Programando um tempo para cada modalidade, o médico garante que sua agenda ficará organizada e otimizada para o menor número de janelas possível.
Além disso, os softwares de agendamento online também são acoplados a mecanismos de lembrete aos pacientes, evitando cancelamentos de última hora. Essa é outra garantia de que você conseguirá manter sua agenda sempre atualizada e otimizada.
Leia também I Agendamento online: conheça 5 benefícios para a clínica
3. Telediagnóstico
Com a emergência da telemedicina, novas modalidades de diagnóstico ficaram disponíveis para clínicas e consultórios médicos.
No telediagnóstico, a parte médica (seja do radiologista, cardiologista ou neurologista, por exemplo) é feita completamente a distância. Apenas a confecção propriamente dita do material gráfico é feita pela clínica, que, então, encaminha o exame para o médico digitalmente e recebe o laudo final.
Por fim, o telediagnóstico auxilia a clínica a disponibilizar exames que não seriam viáveis pela contratação de um médico presencial. Além disso, seus laudos tendem a ser mais rápidos e baratos, pois custos de transporte e alimentação, por exemplo, não constarão no preço final.
A maturidade de digitalização está diretamente ligada à rentabilidade de uma empresa e à satisfação de seus clientes. Embora a medicina ainda tenha um longo caminho a trilhar para se tornar mais tecnológica, as soluções digitais vêm sendo cada vez mais utilizadas na área.
E sua clínica, vem usado quais soluções digitais? Deixe nos comentários! Estamos curiosos para saber mais e enriquecer o debate.