Para empreender com segurança na área da saúde, é preciso se preocupar com a gestão financeira para obter uma boa rentabilidade da clínica médica. No entanto, quando se trata do planejamento e organização dos recursos, muitos médicos ficam confusos.
Se esse assunto é motivo de dor de cabeça para você, vai gostar de conferir o nosso post. Continue a leitura e entenda os fatores que impactam negativamente o gerenciamento adequado dos custos da sua clínica.
Não controlar o fluxo de caixa
Para entender a rentabilidade da sua clínica médica, é essencial fazer o fluxo de caixa, controlando as entradas e saídas. É necessário registrar as despesas e receitas, inclusive de valores baixos.
A dica aqui é fazer esse controle por categorias. Com isso, você consegue entender se está tendo o retorno esperado, onde estão os maiores gastos e pensar em soluções para contorná-los.
Por meio do fluxo de caixa, o médico pode fazer uma análise semanal e mensal das contas, entender a sazonalidade do negócio, buscando estratégias para as épocas de menor procura, e até fazer projeções de investimentos.
Misturar as contas pessoais com as do consultório
Um erro que pode prejudicar a administração de recursos da clínica é misturar as contas bancárias pessoal e corporativa.
Apesar da rotina acelerada, o recomendado é ter duas contas (uma de pessoa física e outra de pessoa jurídica) para separar os lançamentos de cada uma. Assim, o médico consegue entender as finanças de seu negócio de modo mais transparente.
Uma maneira de ter um controle maior nessa questão é estabelecer um dia para retirar o pro labore, que é um valor fixo por mês, como se fosse o salário do médico.
Perder tempo com tarefas simples
Para aumentar a rentabilidade da clínica médica, o ideal é otimizar os processos. Dessa maneira, a equipe não perde tempo com tarefas simples, podendo direcionar sua produtividade para o atendimento ao paciente.
Para isso, o ideal é saber como delegar as funções e também contar com a tecnologia para agilizar aquelas atividades mais corriqueiras, como pagamento de contas, gestão do estoque, agendamentos etc.
Não utilizar as tecnologias disponíveis
Falando em tecnologia, um fator imprescindível para elevar sua rentabilidade é contar com ferramentas que vão auxiliar a gestão da clínica médica. Existem softwares, formatados para a realidade e necessidade desse tipo de negócio, que automatizam uma série de processos — como os trâmites com as operadoras de saúde, gerenciamento de custos de materiais e medicamentos, entre outras questões.
Quem busca crescer e se destacar na concorrência não pode mais ficar refém de processos manuais e papéis. As inovações vêm para agilizar as tarefas, melhorando seu fluxo de trabalho.
Agora você já sabe como é necessário ter um olhar especial para o gerenciamento dos recursos de sua clínica médica a fim de melhorar a rentabilidade. Com organização e utilização das melhores tecnologias você vai otimizar as rotinas e acompanhará de forma mais tranquila o crescimento do seu negócio.
Gostou das dicas que trouxemos neste post? Quer ficar por dentro de outras novidades com essa temática? Basta assinar a nossa newsletter!