A tecnologia não para de avançar, e uma das novidades é o uso da impressora 3D na área de saúde. É muito provável que você já tenha ouvido falar sobre ela, mas você sabe quais são as aplicações e benefícios desse recurso para os profissionais da saúde?
Continue a leitura e conheça mais sobre o uso da impressora 3D na Medicina e as revoluções proporcionadas por essa tecnologia. Vamos lá?
O que é a impressora 3D?
Trata-se de um equipamento que produz objetos com modelagem por fusão de depósito, camada por camada, após o desenvolvimento de um modelo tridimensional em computador.
Quais são as suas aplicações?
Existem diversas aplicações da impressora 3D na área de saúde. Conheça, a seguir, os principais casos em que esse equipamento é útil!
Diagnósticos e tratamentos
A impressora 3D pode ser utilizada para otimizar a qualidade de diagnósticos e tratamentos. Em um ultrassom abdominal, por exemplo, as imagens dos órgãos podem ser digitalizadas e impressas em três dimensões, o que facilita a interpretação dos resultados.
Ademais, para o especialista, fica muito mais fácil realizar o tratamento, especialmente se ele for cirúrgico, pois é possível ter uma prévia do órgão em tamanho real, com características fiéis ao original.
Órteses e próteses
Uma das principais aplicações da impressora 3D na Medicina é o desenvolvimento de órteses, próteses e peças utilizadas em cirurgias plásticas. Nos Estados Unidos, trata-se de uma prática comum, porém, no Brasil, essa aplicação é apenas uma expectativa para o futuro.
Entre os exemplos que já foram construídos estão braços e pernas robóticos, traqueias feitas e orelhas. O próximo passo é construir músculos, cartilagens e até ossos para solucionar diversos tipos de problemas.
Odontologia
Para além dos tratamentos médicos, a Odontologia também é beneficiada com a utilização da impressora 3D. Diversos profissionais do ramo, inclusive, já fazem o uso dessa tecnologia. Com ferramentas digitais, o molde da arcada dentária, tradicionalmente feito em gesso, já pode ser impresso de forma tridimensional, a partir do modelo da boca do indivíduo, por meio de um software.
Assim, o dentista consegue ter uma visão muito clara de toda a cavidade bucal, raízes, mandíbula e maxilar, o que permite que o diagnóstico e tratamento sejam mais rápidos e com menos falhas. Essa ferramenta também pode ser utilizada para confecção de dentes e implantes, necessários na reabilitação oral do paciente
Quais as vantagens da impressora 3D?
Elencamos as principais delas para clínicas e hospitais. Veja!
Custo-benefício favorável
Uma impressora 3D utiliza matérias-primas de baixo custo para a confecção de objetos úteis na área da Medicina e, por isso, contar com esse equipamento é sinônimo de facilidade e um ótimo custo-benefício.
Nível extra de compreensão
Uma das maiores vantagens de utilizar a impressora 3D é que, com ela, é possível materializar informações de forma mais parecida com a realidade. Assim, interpretar disfunções e doenças se torna algo muito mais fácil.
Procedimentos cirúrgicos mais certeiros
Além de otimizar o diagnóstico, a impressora 3D também permite que tratamentos cirúrgicos sejam mais certeiros, pois os materiais impressos facilitam a visualização e planejamento das técnicas que serão aplicadas.
Como aprender mais sobre o assunto?
Se você ficou interessado pela impressão 3D e deseja conhecer mais sobre ela, uma possibilidade é entrar em contato com empresas especializadas no ramo. Assim, além de aumentar os seus conhecimentos sobre o assunto, também é possível conferir quais são as soluções oferecidas para o seu negócio e proporcionar o que há de melhor para os seus pacientes.
Gostou de descobrir mais sobre os benefícios e aplicações da impressora 3D na área de saúde? Conhecer as inovações da Medicina é uma ótima maneira de preparar a sua instituição para os novos tempos. Não fique para trás!
Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que todos os seus amigos também descubram mais sobre as novas tecnologias. Até a próxima!