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    Quais funções são atribuídas para o gestor de uma clínica? Com certeza, tratar do planejamento é essencial, principalmente no âmbito de elaborar estratégias para o avanço do negócio. No entanto, ainda existem processos operacionais, que podem representar desafios.

    Imagine como seria organizar os dados da clínica manualmente, considerando cadastro de paciente, controle de estoque, fluxo de caixa, dentre outros. Além de organizar, ainda é preciso armazenar e acessar.

    Caso a instituição não conte com um sistema de gestão, realizar as tarefas citadas manualmente diminui a produtividade. Então, como é possível fazer a otimização de processos? Confira!

    Otimização de processos e integração

    Uma clínica é composta por diferentes variáveis que envolvem diversos setores. No âmbito do paciente, por exemplo, existe o prontuário, que contém os dados cadastrais e todo o histórico clínico, envolvendo consultas e procedimentos.

    Por outro lado, há também o estoque, que precisa de cuidados para não faltar ou exceder a capacidade. Neste caso, por exemplo, já é possível integrar produtos utilizados nos tratamentos com aqueles que estão em estoque.

    É apenas um exemplo básico, mas mostra como todos os setores da clínica estão envolvidos e interligados, de modo que um impacta no outro e, por isso, é tão importante a integração entre eles.

    Melhor controle do faturamento

    Os procedimentos realizados e o controle de produtos influenciam diretamente no faturamento do negócio. Em uma situação que falta material, é necessário realizar uma compra com urgência, prejudicando a negociação e a escolha do fornecedor com melhor custo-benefício.

    Por outro lado, caso determinado procedimento seja menos realizado, de modo que os produtos aumentam no estoque, é preciso ter atenção com a data de validade a fim de não precisar descartá-los.

    Já os procedimentos, em si, devem ser devidamente registrados e reajustados de acordo com as condições de mercado. Em todos esses processos o sistema de gestão permite melhor gerenciamento e, consequentemente, viabiliza o melhor controle financeiro.

    Agendamento facilitado para o paciente

    Mas seria só o gestor o único beneficiado pela otimização de processos? O paciente também vivencia diretamente as vantagens da automação. No caso do agendamento, o gestor deve implementar medidas que facilitem ao máximo o processo.

    Imagine ter que ligar em horário comercial para um agendamento? Atualmente, essa situação é uma das mais evitadas. As pessoas buscam por praticidade e o agendamento online figura como a melhor opção.

    Com ele, é possível acessar o sistema por meio de um login e uma senha. Assim, o paciente terá acesso aos horários disponíveis de acordo com o que deseja solicitar. Além da praticidade, aumenta a produtividade, pois direciona melhor o colaborador que antes se ocupava com a função.

    Realização e entrega de exames facilitadas

    Por fim, um dos pontos fundamentais com a otimização de processos é melhorar o fluxo dos exames. Já vimos que o agendamento online assegura maior facilidade na marcação, mas a entrega também é beneficiada.

    Isso acontece devido a uma plataforma para liberação dos exames, os quais são impressos apenas sob demanda. Então, além de poder disponibilizar durante as 24h, ainda reduz custos desnecessários com papel.

    O acesso aos resultados também permite que os profissionais de saúde visualizem exames antigos, que podem ser essenciais para acompanhamento de algum quadro.

    Concluímos, por fim, que a otimização de processos está associada à implementação de um software de gestão. A escolha desse sistema deve contemplar as necessidades do negócio e a Medilab Sistemas oferece soluções importantes para clínicas e hospitais. Garanta maior produtividade para seu negócio e busque um aliado para direcionar seu estabelecimento para o sucesso.

    Entre em contato conosco agora mesmo e confira mais sobre nossas soluções!

    12 de março de 2020No Comments on Otimização de processos: como usar ferramentas digitais na saúde?Gestãoatendimento ao paciente, automatização de processos, cloud computing, consultório digital, gestão na saúde, integração de sistemas, otimização de processos, planejamento estratégico, qualidade diagnóstica, tecnologia da informação

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