As inovações em tecnologias voltadas para a área da saúde não param de crescer — e uma delas é a platforming healthcare. Você já ouviu falar sobre esse termo? Sabe o que ele significa?
No post de hoje, vamos explicar um pouco mais sobre esse conceito e como ele pode mudar a rotina da sua instituição de saúde. Se você deseja aprender mais sobre o assunto, então, continue a leitura! Vamos lá?
O que é platforming healthcare?
O termo “platforming healthcare”— no português, plataforma de saúde — vem ganhando muito espaço nos últimos tempos e está mudando as estruturas da saúde em todo o mundo.
Esse conceito define plataformas tecnológicas online de atendimento global, que facilitam os processos médicos, aumentam a produtividade de clínicas e hospitais, e evitam deslocamentos desnecessários.
Essas plataformas compartilham informações de forma instantânea com profissionais da saúde, o que facilita o acesso e ajuda no diagnóstico e tratamento de doenças.
Como ela funciona?
As plataformas de saúde centralizam os processos para o bom andamento de procedimentos da área médica. Quando há integração, ou seja, todos os dados são fornecidos de uma só vez e estão em um mesmo lugar, isso favorece o andamento dos processos e fornece maior segurança para o estabelecimento.
Além disso, as plataformas de saúde seguem as principais tendências digitais do momento. Com um smartphone em mãos, elas podem ser acessadas de qualquer lugar — aliás, até a sua assinatura já pode ser feita por meio de um aplicativo.
Para os gestores, essas plataformas oferecem maior tranquilidade em relação aos documentos, pois com um aplicativo instalado em seu celular, todas as solicitações recebidas são automaticamente notificadas.
Requisições de documentos que estão faltando também podem ser feitas via smartphone. Quanto ao faturamento, ele também pode ser enviado pelo celular às operadoras de saúde, o que evita erros de transcrição.
Como o platforming healthcare pode ser inserido na sua clínica?
Na sequência, elencaremos os principais exemplos de plataformas de saúde que já podem ser utilizadas no seu negócio. Confira!
Prontuário eletrônico
Por meio de um dispositivo eletrônico e acesso à internet, todas as informações clínicas, resultados de exames e histórico médico do paciente podem ser acessadas de forma ágil e rápida, facilidade essencial para a prestação de atendimento de qualidade.
Além disso, essa plataforma também ajuda a evitar a realização de exames em duplicidade, o que é desnecessário e demanda recursos financeiros evitáveis.
Protocolos clínicos estruturados e automatizados
As plataformas de saúde permitem que os protocolos de conduta de doenças, baseados em evidências médicas retiradas da literatura, sejam estruturados e automatizados.
Assim, o cuidado com o paciente é otimizado, com diagnósticos mais assertivos e tratamentos mais precisos, o que previne complicações e novas comorbidades.
Plataforma de laudos
Com o platforming healthcare, resultados de exames podem ser enviados para especialistas e laudos a distância, o que aumenta a disponibilidade de testes oferecidos pelas instituições e melhora os diagnósticos fornecidos aos pacientes.
Quais as suas vantagens?
Entre as vantagens de contar com uma plataforma de saúde na sua instituição podemos citar:
- rapidez no acesso às informações da clínica e histórico médico do paciente;
- armazenamento eficaz e seguro de documentos médicos em formato digital;
- redução de gastos com exames que já foram realizados;
- ampliação no acesso a exames de diferentes especialidades;
- interpretação de resultados e emissão de laudos a distância.
A platforming healthcare reflete em melhorias no atendimento prestado e, portanto, é um ótimo investimento para o seu negócio. E você, vai ficar fora dessa? Não deixe de se modernizar — esse é o segredo para o seu sucesso!
Deixe um comentário no post com a sua opinião sobre as novas tecnologias disponíveis na área da saúde. Até mais!