Realizar uma gestão de faturamento de convênios é um desafio devido aos diversos fatores relacionados. O elevado número de glosas, a inconstância dos pagamentos e a falta de preparo dos colaboradores são alguns exemplos.
Nesse sentido, é fundamental que o gestor desenvolva medidas mais eficientes visando a sustentabilidade financeira das instituições de saúde, sem perder o foco na assistência prestada aos pacientes.
Quer saber mais sobre como fazer uma boa gestão de faturamento de convênios? Então não perca as dicas que daremos neste conteúdo!
Faça um controle diário das informações
As consultas e os procedimentos realizados pelos pacientes e contabilizados por operadoras de planos de saúde devem ser classificados conforme a data de fechamento e acompanhados até a efetuação do pagamento, considerando nessas situações o prazo acordado entre as partes.
Por isso é essencial que o gestor mantenha essas informações atualizadas e questione as operadoras de planos de saúde se alguma divergência for detectada, para fins de justificativa ou acionamento judicial.
Se o problema fora detectado no estabelecimento de saúde, diversas medidas de conscientização sobre esses erros serão trabalhadas para evitar a ocorrência.
Para tanto, é fundamental armazenar todos os dados referentes ao serviço prestado para evitar qualquer problema, e que seja, de preferência, no ambiente virtual para reduzir as chances de perda, extravio ou danificações.
Leia também: Glosas médicas: 3 dicas para gerenciar e não perder faturamento
Contrate um sistema de gestão
Atualmente é quase impossível pensar no gerenciamento das atividades de uma instituição de saúde sem um software eficiente que relaciona os dados cadastrais com toda a permanência do paciente.
Sendo assim, uma plataforma integrada possibilitará fazer a rastreabilidade dos serviços prestados aos usuários desde o momento do registro hospitalar até a alta, óbito ou transferência para outra intuição.
Nesse histórico será possível levantar o consumo dos itens utilizados em uma cirurgia, bem como ter acesso ao diagnóstico do doente, desde que o acesso seja restrito conforme o cargo ocupado pelo colaborador.
Incentive a capacitação da equipe
A gestão de faturamento de convênios é o produto final de um serviço prestado e, por isso, deve ser executado com eficácia para mitigar possíveis transtornos financeiros pelos constantes questionamentos a respeito de uma situação.
Dessa forma, é importante manter a equipe informada sobre a conferência dos processos que chegam até o setor de faturamento, quais questões são passíveis de glosas ou não reembolso e como melhorar essa condição.
Além disso, é aconselhável sensibilizar a equipe médica no que tange as questões referentes à sua alçada, notadamente os relatórios da condição clínica do doente ou o detalhamento da cirurgia.
Caberá à equipe administrativa analisar as particularidades de cada operadora de plano de saúde e atualizar os interessados para reduzir drasticamente os problemas estruturais que podem influenciar na demora pelo pagamento.
Fazer uma boa gestão de faturamento de convênios envolve dedicação, disciplina, programação e acompanhamento das atividades por meio de indicadores efetivos e convincentes. Para tanto, cabe ao gestor fazer o bom uso dessas informações e implantar medidas que sensibilizem a equipe clínica e administrativa em prol da sustentabilidade financeira da instituição.
Agora que já aprendeu sobre essas dicas práticas, continue a vista em nosso blog e conheça 3 boas práticas para faturamento das clínicas médicas!