A gestão por processos na área da saúde deve ser aplicada efetivamente em todas as instituições clínicas. Isso porque proporciona a identificação de rotinas ineficientes, aponta caminhos promissores e avalia constantemente a situação.
Além disso, no contexto da saúde, é preciso enfatizar que a implantação desse modelo deve fornecer uma melhor experiência para o paciente e eliminação de custos desnecessários.
Quer saber mais sobre como funciona a gestão por processos na área da saúde? Então, não perca as informações a seguir!
Afinal, o que é gestão por processos?
Trata-se de uma metodologia que avalia a produtividade, a obsolescência de algumas medidas por meio de indicadores específicos e como esses parâmetros influenciam no contexto local e sistêmico de uma instituição.
A partir dessa análise situacional, são elaboradas medidas intervencionistas em curto, médio e longo prazo, determinando a responsabilidade de cada funcionário e alterando algumas situações durante o andamento do processo.
Nesse sentido, os gestores devem levantar todas as atividades de um setor e verificar a prioridade de sua implantação, considerando os critérios clínicos, econômicos e de infraestrutura para o desenvolvimento.
Como a gestão por processos pode ser aplicada na saúde?
Evidentemente, muitos se questionam sobre a viabilidade dos estabelecimentos de saúde utilizarem técnicas gerenciais, uma vez que esses locais se destinam a curar indivíduos, minimizar seu sofrimento ou as sequelas de uma condição ou evitar a morte.
Todavia, esses propósitos são assegurados para que a decisão gerencial não tenha exclusivamente motivações financeiras e seja respaldada por indicadores específicos e facilmente aplicáveis.
Por isso, listaremos a seguir alguns exemplos de como a implementação é possível. Acompanhe conosco!
Suprimentos e recursos materiais
O setor de suprimentos e recursos materiais deve ter uma boa gestão para garantir disponibilidade de estoque, evitando faltas de produtos de grande utilidade e excesso de outros com pouca demanda.
Sendo assim, a gestão por atividade avaliará toda a movimentação de estoque considerando as entradas, saídas e saldos, bem como custo de cada item e quais são as medidas que devem ser tomadas para evitar ruptura de estoque.
Recepção e atendimento ao paciente
O serviço de atendimento ao paciente engloba metodologias que envolvem desde o acolhimento por risco clínico, perpassando pela averiguação da documentação pertinente até o encaminhamento ao serviço desejado.
Esses pontos devem ser observados quanto à efetividade de suas ações, a satisfação do paciente e os problemas provenientes da desorganização que afetam outros serviços de continuidade.
Serviços clínicos e laboratoriais
O serviço de excelência em saúde deve propiciar ao paciente uma equipe clínica atualizada e humanizada e com recursos tecnológicos que garantam diagnóstico preciso e intervenções eficientes e personalizadas.
Além disso, os profissionais de saúde devem investir em dispositivos que agregam praticidade à rotina, com a utilização de radiografia digital com integração de ferramentas imagiológicas como o PACS e o RIS, práticas utilizando a telemedicina, entre outras opções.
A gestão por processos na área da saúde é uma metodologia relacionada ao levantamento das rotinas de cada setor. Ela tem como objetivo evidenciar propostas interessantes para melhorar a assistência aos pacientes, reduzir custos clínicos e garantir satisfação do usuário. Para tanto, é necessário organizar as atividades, priorizar as ações a serem implantadas, sensibilizar os colaboradores e fazer monitoramento por meio de indicadores específicos.
E você, achou relevantes nossas informações para sua realidade? Então não deixe de assinar nossa newsletter para conhecer mais novidades!