Já perdemos as contas de quantas vezes importamos ideias de gestão para aplicar no mercado brasileiro. A bola da vez na área de saúde é o Value Based Healthcare ou cuidados baseados em valor.
Essa foi uma alternativa que surgiu mediante o aumento dos custos com os cuidados com a saúde, da ineficiência clínica e demais processos que deixam a desejar. Não significa que anteriormente não havia esse controle, mas sim que algumas ações têm sido tomadas de forma pontual e efetiva para potencializar o retorno financeiro das clínicas e hospitais.
Quando falamos em melhores resultados, queremos dizer que o benefício não é apenas uma remuneração maior para os sócios. É também uma possibilidade de ter mais recursos para investimento e se tornar mais competitivo. Se você não quer que sua clínica fique para trás, é só continuar a leitura. Vamos entender o que é VBHC.
O que é Value Based Healthcare?
Esse modelo surgido nos Estados Unidos tem como objetivo garantir a sustentabilidade do sistema de saúde. Explicaremos o que vem a ser esse modelo com uma conta simples. O valor de um paciente está relacionado com os resultados em sua saúde após uma consulta ou acompanhamento, dividido pelo custo.
Esse é uma forma de garantir a satisfação do paciente, que busca por recuperações rápidas, redução das taxas de infecções, menos readmissões e um preço justo. Não podemos culpá-los por isso, não é verdade?
Qual a relação entre indicadores e VBHC?
Não são poucos os indicadores da área da saúde. A satisfação do cliente, a taxa de ocupação, taxa de infecção, taxa de mortalidade por unidade e taxa de retorno são apenas alguns exemplos de mensurar a qualidade e eficácia dos processos.
O modelo VBHC consiste em melhorar esses índices, visto que os hospitais e clínicas são remunerados pelas operadoras de planos de saúde conforme os resultados e desfechos, e não apenas pela quantidade de pacientes atendidos no período.
Como influencia a saúde no Brasil?
Não é de se espantar quando afirmamos que as ciências médicas nunca estiveram tão avançadas como hoje. A tendência é só evoluir, mas essas melhorias nem sempre chegam até a população de forma homogênea, visto que nem todos têm condições de arcar com determinados serviços mais sofisticados.
Dessa forma, foi pensado em um modelo que pudesse gerar mais valor nos resultados dentro de um controle de custos, que é o Value Based Healthcare. Dentro das propostas metodológicas, existe o risk sharing (compartilhamento de riscos), bundles payments (pagamento de pacotes), pagamento por performance, por captação e outros.
Quais são os benefícios?
As vantagens de adotar esse método em sua clínica são muitas. Esses benefícios não se estendem apenas a você. Um exemplo disso é o valor que o paciente vai gastar para obter uma saúde melhor. Entendendo que está pagando um preço justo e recebendo um serviço de qualidade, ele se tornará mais satisfeito.
Já os fornecedores conseguem controlar os custos, os resultados e o risco envolvido em um procedimento. Com o VBHC, o governo também tem menos gastos gerais com a saúde da população, sendo possível investir em outras áreas que são gargalos para a qualidade de vida do brasileiro.
É preciso entender que essas mudanças passam por um tempo de transição, mas que são necessárias para atingir a excelência e a sustentabilidade. Daqui a alguns anos, veremos como a prestação de serviço de qualidade na área impactará positivamente na saúde do trabalhador.
E você, já tinha ouvido falar no Value Based Healthcare ou já vivenciou essas mudanças? Deixe um comentário abaixo nos contando como foi sua percepção a respeito dessa metodologia.