Investir em infraestrutura de TI é uma estratégia para garantir maior eficiência e segurança dos dados médicos, sendo uma área que recebe cada vez mais o foco de gestores e demais profissionais do ramo. E você, já está usufruindo das novidades do TI na clínica médica?
Se deseja descobrir mais sobre a importância dos investimentos nesse setor, separamos as informações mais relevantes sobre o assunto no post de hoje. Confira!
Por que melhorar a infraestrutura de TI?
A aplicação de tecnologia de ponta na área de TI culmina em diversos benefícios para empresas do segmento da saúde, entre elas:
- maior segurança das informações e produtividade da equipe;
- melhoria nos processos operacionais;
- redução de custos significativos a longo prazo.
Fazer uma boa gestão de TI é algo imprescindível para clínicas e hospitais. Portanto, quando o assunto é implementação de um sistema de informação, devemos considerar todas as vantagens que o uso de tecnologias modernas proporciona, as quais abrangem desde o apoio na tomada de decisões até o auxílio direto aos pacientes, que se beneficiam com exames e tratamentos mais precisos e confiáveis.
Como a tecnologia da informação está transformando a gestão da área médica?
Os recursos disponíveis na área da TI estão provocando uma verdadeira revolução na medicina. Isso acontece após a implementação de um sistema de gestão prático e atualizado, que está diretamente relacionado à eficiência de clínicas e hospitais.
Com a organização de todos os processos internos, sem a necessidade do uso de planilhas e dados desconexos como ocorria no passado, há um aumento na produtividade da equipe. Ademais, é possível ter o conhecimento do fluxo de caixa e melhorar o planejamento financeiro, o que resulta em corte de gastos desnecessários que podem ser investidos em outras áreas do estabelecimento.
O uso de um software também permite que a rotina de médicos e outros profissionais da saúde sejam planejadas e controladas e que os horários disponíveis na agenda para consultas, exames e outros procedimentos sejam acessados com maior facilidade. Tudo isso culmina em melhorias diretas na relação entre a instituição e os pacientes.
De que forma a TI soluciona problemas na clínica médica?
O uso da tecnologia da informação está ajudando a solucionar problemas antes muito comuns nas instituições de saúde.
Segurança dos dados
Clínicas e hospitais trabalham com informações sigilosas que devem ser guardadas com o máximo de segurança possível. Por meio do armazenamento físico, em computadores, por exemplo, esses dados ficam sujeitos a risco de perdas, danos e erros humanos.
Hoje, com os softwares de armazenamento em nuvem, as informações são preservadas em um ambiente 100% seguro e completamente informatizado. Além disso, o acesso a elas só pode ser feito por profissionais autorizados.
Produtividade e eficiência
Uma das maiores vantagens de contar com um sistema de informação é a possibilidade de integrar todos os dados do estabelecimento clínico em uma única plataforma.
Quando estão centralizadas, essas informações podem ser encontradas com maior agilidade, visto que não é preciso revirar pastas e fichas para acessar o histórico do paciente.
Diagnósticos mais rápidos
A medicina diagnóstica foi uma das áreas mais beneficiadas pela TI na clínica médica. No passado, os exames demoravam dias ou até semanas para ficarem prontos, o que atrasava a análise clínica do profissional e podia colocar a vida do paciente em risco.
Com a tecnologia da informação, no entanto, todos os processos e procedimentos diagnósticos foram automatizados. Hoje, um diagnóstico mais seguro chega nas mãos do médico muito mais rapidamente.
Viu só como uma boa infraestrutura de TI é importante para o seu negócio? Contar com o auxílio das novas tecnologias é o segredo para que as informações da instituição fiquem seguras e para que todos os processos sejam otimizados. Fica a dica: não deixe de aplicar parte do seu capital em melhorias para a gestão de TI na clínica médica!
Gostou deste post? Então, que tal ler um pouco mais sobre como a tecnologia pode melhorar o dia a dia na área da saúde? Até a próxima!