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    A recepção da clínica, quando bem planejada, gera a primeira impressão positiva junto ao público. No entanto, apenas a decoração e o leiaute não são suficientes atualmente para conseguir novos pacientes.

    Nesse sentido, o uso da tecnologia em saúde é uma das ferramentas para aperfeiçoar o processo de cadastro na recepção, facilitar a integração dos dados clínicos obtidos pelos profissionais e integrá-los às informações referentes ao faturamento.

    Quer saber como o uso da tecnologia pode ser um diferencial no mercado da saúde? Então, confira as informações que daremos a seguir!

    Armazenamento eficiente dos dados clínicos
    A fase do preenchimento das fichas de cadastro e do armazenamento físico dos exames clínicos e radiológicos já está em franco declínio. Isso porque, além de esse processo ser mais oneroso, os recursos tecnológicos estão mais acessíveis que outrora.

    É preferível utilizar softwares que cadastram o primeiro atendimento do paciente com informações gerais (nome, endereço, contatos telefônicos etc.) em programas ou na nuvem. Tais dados são acessados e editados por senha pessoal a qualquer momento.

    Além disso, as consultas médicas, quando alimentadas nesses sistemas, serão guardadas e acessadas para relembrar o histórico do paciente pelo médico nos encontros subsequentes. Assim, evitam-se problemas de interpretação dos documentos manuscritos e otimiza-se o atendimento.

    Leia também: Humanização na saúde: como a tecnologia pode te ajudar a alcançar?

    Versatilidade nas ferramentas de atendimento
    Atualmente a ligação telefônica se tornou o último recurso quando se menciona o agendamento de serviços clínicos. Isso porque os aplicativos disponibilizados nos sites da empresa e nos telefones celulares dos pacientes facilitam significativamente esse processo.

    Sendo assim, a marcação de consultas pode ser feita online, via aplicativos de mensagens instantâneas, por ligações programadas ou outro meio que possa conectar o paciente à recepção. Além disso, é possível enviar uma confirmação do agendamento dias antes do evento. Com isso, em casos de desistência, a vaga de horário pode ser remanejada para outra pessoa interessada.

    Essas estratégias diminuem as atividades da recepção, que poderão ser direcionadas para outros serviços igualmente importantes relacionados à boas práticas de atendimento e gestão de qualidade na assistência aos pacientes.

    Facilidade para controlar as consultas agendadas
    Quando se utilizava a agenda manuscrita para reservar horário de consulta, não era possível apurar a quantidade de encontros médicos confirmados, tampouco o número de absenteísmo aos encontros — indicadores que são essenciais para mudanças nas rotinas.

    Com a inserção dos softwares na recepção de clínicas é possível obter informações a respeito do número diário de agendamentos, os principais gargalos de horários e os motivos da falta desses indivíduos.

    Também é plausível buscar os pacientes agendados a fim de apurar os profissionais de saúde que são mais bem avaliados por eles e averiguar os motivos de não consultarem outros médicos.

    A recepção de clínica é um ponto inicial de avaliação dos serviços pelo paciente. Por isso deve ser dotada de móveis confortáveis, atendimento humanizado e personalizado, bem como ferramentas tecnológicas que facilitem o processo e a continuidade das atividades. Sendo assim, cabe ao gestor a avaliação das melhores propostas e da viabilidade de implantação.

    E você, se interessa por assuntos de tecnologia em saúde? Então, acompanhe nossas novidades pelo Youtube, Facebook, Instagram e Twitter!

    29 de agosto de 201929 de agosto de 2019No Comments on Tecnologia na recepção da clínica para se destacar no mercadoAtendimento ao pacienteatendimento ao paciente, automatização de processos, consultório digital, gestão clínica, gestão de saúde, gestão hospitalar, healthcare, medicina diagnóstica, qualidade diagnóstica, tecnologia da informação

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