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    Na teoria da administração é consenso que a boa gestão só é possível quando se conhece em profundidade a instituição em que se trabalha. Esse conhecimento vai além de uma ideia geral dos processos, da equipe ou do atendimento. Informação ampla e correlacionada é a chave para compreender as qualidades e os pontos fracos de uma empresa e, consequentemente, trabalhar para melhorar o desempenho. Essa é a relação fundamental entre indicadores e tomada de decisão.

    Na área da saúde não oferecemos um produto material simples de ser avaliado — o diagnóstico, o tratamento e o acompanhamento da recuperação do paciente são complexos do ponto de vista estatístico, envolvendo fatores biológicos, bioquímicos, financeiros, logísticos e relacionais.

    Embora algumas variáveis sejam subjetivas, isso não é motivo para tomar decisões baseadas apenas na intuição. Muito pelo contrário, sistematizar o conhecimento da gestão em saúde é fundamental para o sucesso de uma empresa e a qualidade de seu atendimento. Siga para entender!

    Quais indicadores existem e como sistematizá-los?

    Para quantificar as informações que impactam na tomada de decisões, uma empresa pode dividir os indicadores a serem coletados da seguinte forma:

    – qualitativos — indicam a percepção que o paciente tem da qualidade do serviço. São obtidos por meio de questionários e outras ferramentas de feedback. Apontam para o sucesso ou insucesso do sistema como um todo, pois clientes insatisfeitos não voltam e ainda geram propaganda negativa para a clínica;

    – de produtividade — indicam os gastos necessários para um atendimento de qualidade e a rentabilidade desse serviço para a empresa;

    – de capacidade — quantos exames ou consultas são realizados por hora em um horário de pico? Qual a capacidade máxima da unidade? Quão rápido é o atendimento de uma emergência? Esse indicador diz respeito à eficiência e resiliência da unidade. Pode ser relacionado aos indicadores qualitativos para avaliar se a satisfação dos clientes cai nos momentos de atividade acima do normal;

    – estratégicos — São feitos a partir da análise dos demais e são a ponte entre indicadores e tomada de decisão. Dizem respeito aos gargalos da linha de atendimento ou de outros setores como abastecimento, limpeza e contabilidade.

    Como os resultados influenciam na decisão a ser tomada?

    Uma vez que os dados são recolhidos e sistematizados, o gestor ganha uma visão precisa do micro e do macro, assim como as correlações entre os fatores. Se o setor com os menores indicadores de qualidade também tem baixos indicadores de capacidade, essa dificilmente será apenas uma coincidência.

    Uma vez diagnosticados os problemas e os fatores que atrapalham o desempenho da equipe, cabe ao gestor criar novas metas e as estratégias para alcançá-las. Passado o tempo previsto, é hora de avaliar se o objetivo foi conquistado e encontrar novos desafios para a empresa.

    Quais os impactos de indicadores mensurados incorretamente?

    Enquanto indicadores precisos direcionam os esforços do gestor para os pontos críticos da empresa, indicadores falhos podem desviar sua atenção, levando a decisões mal embasadas e gerar frustração e prejuízo a médio e longo prazo, com pouco avanço em relação aos objetivos traçados. É crucial a participação de profissionais competentes e o uso de ferramentas tecnológicas direcionadas para a gestão e a análise de dados.

    Como você pôde ver, não se deve menosprezar a importância da correlação entre indicadores e tomada de decisão. A compra de novos equipamentos, a contratação e demissão de funcionários, as modificações do espaço físico e a forma de se relacionar com fornecedores e clientes são algumas das decisões que podem influenciar positivamente ou negativamente a sua empresa — não vale a pena arriscar com tamanha responsabilidade. Conduza sua clínica de maneira profissional e inteligente!

    Deseja se aprofundar na gestão de clínicas, hospitais e centros de diagnóstico por imagem? Leia esse post para entender como os custos também impactam na tomada de decisões.

    18 de janeiro de 201918 de janeiro de 2019No Comments on Como os resultados dos indicadores influenciam na tomada de decisões?Gestãoatendimento ao paciente, automatização de processos, consultório digital, gestão clínica, gestão de saúde, indicadores de resultados, saúde pública

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