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    Por mais que as instituições de saúde lidem com pessoas, muitas vezes é difícil vê-las como clientes. No entanto, assim como em qualquer empresa, todos querem ser bem atendidos e receber um serviço de qualidade. É por esse motivo que tem se falado cada vez mais em melhorar a experiência do paciente.

    Desde o agendamento até o recebimento de resultados de exames ou a marcação de retornos, sua clínica ou consultório está sendo avaliado por pessoas cada dia mais exigentes. Veja algumas dicas para aumentar a satisfação dos pacientes e melhorar os seus resultados.

    Otimize o tempo de atendimento e de espera

    A principal desculpa para a maioria das pessoas não cuidar da saúde é a falta de tempo. Realmente, com uma rotina tão agitada e com tantos compromissos, contar com serviços mais ágeis pode ser um grande diferencial. Então, por que não reduzir o tempo em que elas recebem tratamento?

    Para isso, é preciso haver pontualidade, organização, agilidade e muita boa vontade dos profissionais, bem como uma boa gestão administrativa e de pessoas. Além disso, podem ser utilizados sistemas online que ofereçam mais rapidez aos processos como um todo.

    Utilize ferramentas de tecnologia de gestão

    A informatização e a integração dos sistemas é uma necessidade de todas as instituições de saúde, das menores às maiores. Isso porque a segurança das informações, a eficiência e a rapidez nos processos são fundamentais para se oferecer uma boa experiência para o paciente.

    Para tanto, podem ser utilizadas ferramentas de gestão administrativa e financeira, agendamento e cancelamento de exames, prontuário eletrônico, entrega de resultados de exames, entre outras soluções. Todas as informações podem ser armazenadas em nuvem e acessadas por qualquer dispositivo e de qualquer lugar, dando mais comodidade aos pacientes.

    Aproveite também todas as formas de se comunicar com eles. Vale usar SMS, e-mail, mensagem de voz e até aplicativos, desde que se tenha o devido consentimento. O importante é que o paciente se sinta bem atendido e bem acolhido pelos profissionais e pela instituição.

    Treine a equipe para uma melhor experiência do paciente

    Por fim, de nada adianta agilizar e modernizar os processos se a sua equipe profissional não está preparada para isso. Inclusive, esse é o fator que costuma receber mais reclamações. As longas jornadas e as condições ruins de trabalho muitas vezes fazem com que os funcionários se sintam insatisfeitos, descontando involuntariamente nos pacientes. A falta de preparo para lidar com algumas situações só complica o cenário.

    Independentemente se isso acontece ou não na sua instituição, certifique-se de que sua equipe está realmente satisfeita. Assim, realize pesquisas de clima, dinâmicas de integração e outros eventos que podem aumentar o entrosamento e ajudar a entender quais são as necessidades dos seus colaboradores.

    Só então realize treinamentos para otimizar o atendimento e melhorar o relacionamento com os pacientes. É necessário que todos passem por esse processo — desde a recepção até o corpo médico — e entendam a importância para o bom funcionamento de toda a instituição.

    Preocupar-se com a experiência do paciente é apenas um dos pontos que podem ser melhorados na gestão médica. Antes de adotar qualquer novidade, certifique-se de suas reais necessidades, conhecendo bem seus colaboradores e sua instituição.

    Gostou deste post? Veja outras dicas de como otimizar a rotina da sua instituição de saúde. Baixe o e-book Como melhorar o atendimento primário nas clínicas médicas?

    9 de outubro de 20179 de outubro de 2017Sem comentários em Como proporcionar uma experiência incrível para seu pacienteAtendimento ao paciente, Gestão, Medicina diagnósticaatendimento ao paciente, automatização de processos, computação em nuvem, gestão de saúde, medicina diagnóstica, pacs, pacs medisystem, planejamento estratégico, saúde pública, telerradiologia, telessaúde

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