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    É comum ver filas se formando nos serviços de saúde. A sala de espera do consultório pode se tornar uma verdadeira confusão se nada for feito. Uma ótima forma de organizar tudo é fazer a triagem para atendimento médico.

    Para ajudar a sua clínica nessa organização, você pode tomar como base um protocolo já existente e usado nos setores de saúde no Brasil e em algumas partes do mundo. É o Protocolo Manchester.

    Neste post, vamos ver mais sobre esse protocolo e verificar como aplicá-lo em sua clínica. Acompanhe!

    Qual o objetivo desse protocolo?

    O Protocolo Manchester foi criado com o objetivo de otimizar o atendimento, tornando o trabalho da equipe mais produtivo e fazendo com que o paciente seja recebido pelo médico de acordo com a sua necessidade e urgência.

    Como funciona?

    Esse método faz uso das cores para classificar os pacientes com o uso de pulseiras. Assim, todos os outros membros da equipe conseguem identificar, rapidamente, qual é a situação de cada pessoa que está aguardando. Isso evita muitos problemas e otimiza o tempo de todos.

    Vejamos agora o que significam as cores utilizadas em cada situação:

    • Vermelho: para pacientes que necessitam de atendimento imediato e que não podem aguardar nem 1 minuto. São situações de emergência;
    • Laranja: o atendimento deve ser feito quase que de imediato, mas estão em condições de aguardar cerca de 10 minutos. São situações de quase urgência;
    • Amarelo: também estão no grupo dos que precisam de atendimento rápido, mas podem agudar até 50 minutos para recebê-lo. É classificada como uma situação de urgência;
    • Verde: são pessoas que podem aguardar atendimento ou podem ser encaminhados para outro estabelecimento para a prestação dos serviços de saúde. Podem aguardar até 2 horas e esse tipo de situação é pouco urgente;
    • Azul: o paciente se encontra na mesma condição que aqueles que usam a cor verde, mas é classificado como caso não urgente e podem aguardar até 4 horas para atendimento.

    Quais os benefícios de uma triagem para atendimento médico?

    São inegáveis os benefícios que esse tipo de método oferece, não só para a clínica, mas também para os pacientes. Isso pode fazer total diferença na hora de salvar uma vida. Afinal de contas, alguns minutos podem ser cruciais.

    Isso também ajuda a reduzir a ansiedade e a expectativa do paciente quanto ao atendimento. A partir do tempo máximo de espera, ele se sente mais tranquilo. Contudo, é essencial tomar muito cuidado para que não ocorram atrasos.

    Além disso, sabendo exatamente qual é a necessidade e urgência de cada pessoa ali na fila de espera, é possível direcioná-las para outros serviços de saúde caso a demanda seja mais do que a clínica pode suportar naquele momento.

    Outro ponto positivo para a clínica é o menor uso de recursos em caso de emergência. Pacientes críticos podem ter o quadro agravado caso não recebam o atendimento no tempo certo. As despesas de uma situação como essa podem ser altíssimas.

    É preciso atentar-se para o fato de que uma equipe bem treinada é imprescindível para que o protocolo seja utilizado da forma correta. Para melhorar o atendimento, você também pode implantar softwares de gestão de clínicas.

    Viu como é importante a triagem para atendimento médico? Aproveite para saber mais como agilizar os processos, conhecendo 5 benefícios que o agendamento online traz para sua clínica!

     

    14 de junho de 20176 de novembro de 2020No Comments on Como criar um padrão de triagem para atendimento médico?Atendimento ao paciente, Gestãoatendimento ao paciente, automatização de processos, computação em nuvem, gestão clínica, gestão de saúde, medicina diagnóstica, tecnologia da informação, telemedicina

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