Com a crise econômica, fazer uma gestão eficiente se tornou um desafio ainda maior. No caso de uma clínica médica, é importante encontrar alternativas de como reduzir os custos por dois motivos: não aumentar o valor da consulta sem afetar a qualidade dos serviços e manter tanto a base de pacientes quanto a lucratividade.
É preciso muito planejamento para escolher as melhores formas para cortar despesas. Atualmente, a tecnologia tem sido uma grande aliada dos gestores na implantação de ações voltadas para o aumento da eficiência.
Neste post, destacamos iniciativas que ajudam a diminuir os custos e a manter os serviços com um alto padrão de qualidade. Confira:
Invista em recursos tecnológicos
É cada vez mais comum as clínicas utilizarem a telemedicina, que permite aperfeiçoar o atendimento e reduzir os gastos fixos. Um bom exemplo desta tendência é a área de diagnóstico por imagem. Com a telerradiologia, especialistas podem atender de forma remota pacientes de outras cidades.
Em geral, a entrega do laudo demora menos de duas horas em casos de urgência e os principais benefícios desta tecnologia são:
- Facilitar a rotina de trabalho da equipe do centro de diagnóstico;
- Dar maior velocidade aos processos;
- Diminuir os custos com pessoal.
Faça uma análise detalhada das despesas
Para cortar gastos e manter a qualidade dos serviços, é fundamental fazer uma análise das despesas. Inicialmente, verifique as contas a pagar, confira os extratos financeiros e esteja atento à origem das receitas e das despesas.
Para ter um maior controle dos gastos, a recomendação é separá-los por categorias:
- Despesas administrativas (telefone, água, energia elétrica, internet, entre outras);
- Despesas comerciais (anúncios, comissões etc.);
- Despesas operacionais (material de limpeza, material de escritório, combustível etc.);
- Despesas financeiras (tarifas bancárias, juros etc.);
- Folha de pagamento (salários, INSS, FGTS etc.);
- Investimentos (aparelhos em geral, móveis etc.).
Com as informações consolidadas, fica viável identificar o que pode ser feito para reduzir as despesas. Em geral, é recomendado eliminar itens supérfluos, renegociar com fornecedores e mudar o horário de atendimento, caso os atrasos estejam provocando cancelamento das consultas.
Saiba como reduzir custos com o banco de horas
Uma boa gestão precisa estar atenta ao pagamento de horas extras e à demanda dos pacientes. Por isso, é fundamental que o número de funcionários seja o adequado para prestar um bom atendimento nos diferentes períodos do dia.
Em certas situações, um empregado acaba excedendo a carga horária. Neste caso, é indicado usar o banco de horas para não pagar horas extras. Logicamente, é preciso ter muita organização para esta medida não afetar a qualidade dos serviços.
Procure eliminar processos e hábitos burocráticos
Muitos consideram que o agendamento de consulta é um dos aspectos mais burocráticos em uma clínica. Isso fica mais evidente quando a agenda está lotada, porque muitos clientes ficam ligando para marcar um atendimento.
Nesta situação, é necessário ter uma boa equipe de secretárias. Porém, existem alternativas que podem acelerar o processo e facilitar a relação com os clientes, como sistemas que fazem o agendamento de consultas on-line. Também podem ser usados aplicativos para marcar consultas, como o WhatsApp.
Medilab Sistemas aprimora portal para agendamento on-line
Sem dúvida, não faltam opções de como reduzir os custos de maneira rápida. Se você gostou deste post, deixe o seu comentário. Quer saber mais? Entre em contato com os nossos especialistas.