Conquistar a satisfação do paciente é algo almejado por toda clínica médica. Afinal, isso reflete a qualidade dos serviços oferecidos e é o caminho para a fidelização de clientes e garantia de produtividade da empresa.

Por isso, é muito importante avaliar a percepção de seus pacientes para saber em que pontos é preciso propor mudanças. E você, já conhece métodos eficientes para quantificar essa variável? No post de hoje, vamos mostrar alguns deles. Continue a leitura! 

Aposte em métodos padronizados

Utilizar métodos padronizados é uma boa estratégia para mensurar a satisfação do paciente. Um exemplo deles é a avaliação NPS (Net Promoter Score), que foi criado para medir o grau de lealdade de clientes de empresas comerciais, os quais são classificados de três maneiras: promotores, neutros e detratores.

Por meio desse questionário, você pode identificar quais clientes estão satisfeitos com o seu serviço, chamados promotores, os neutros, que não agregam nenhuma novidade e, por último, os detratores, que estão insatisfeitos com a clínica.

Assim, é possível avaliar o nível de satisfação deles, tanto quanto aos serviços administrativos e de recepção quanto ao atendimento prestado pelo profissional da saúde.

Realize uma avaliação 360º

Uma análise 360° permite que você tenha uma visão global de todas as atividades exercidas pelo negócio. Essa estratégia tem o objetivo de detalhar cada etapa existente em uma empresa, de modo a identificar quais são os pontos falhos.

Com essa análise, é possível observar a rotina de atendimento pelo ponto de vista do paciente, de modo a entender melhor as suas reclamações e encontrar formas de estabelecer melhorias. Para isso, é preciso se colocar no lugar dele — da entrada na clínica à finalização dos serviços.

A partir disso, você pode elencar os pontos relacionados à infraestrutura, atendimento, comunicação e burocracia que interferem na satisfação do paciente.

Invista em questionários online

Aplicar um questionário de satisfação é uma ótima ferramenta para descobrir o que seu paciente pensa sobre o serviço oferecido na clínica. Por meio de algumas perguntas objetivas, é possível conhecer o nível de contentamento de cada indivíduo.

O formulário pode incluir perguntas sobre a organização da clínica, a higienização do ambiente, a humanização do atendimento pelo profissional e diversas outras.

E o melhor: ele pode ser enviado para o e-mail do paciente e ser respondido de modo online. Dessa forma, ele vai ter mais tempo e paciência para responder o questionário, o que garante o sucesso da sua estratégia.

Avalie parâmetros indiretos

Além de avaliar os parâmetros diretos, você também pode analisar variáveis que estão indiretamente relacionadas com a satisfação do paciente.

Exemplo disso é o índice de retorno de clientes — afinal, um paciente satisfeito tende a voltar a procurar pelo seu serviço. Por isso, quanto maior esse parâmetro, isso significa que a qualidade do seu serviço está agradando.

Se você tem dúvidas de como elevar a qualidade do seu atendimento, saiba que é fundamental investir em inovação, como sistemas e softwares que automatizam processos e agilizam tarefas na clínica — como a radiologia digital.

Agora que você já sabe a importância de mensurar a satisfação do paciente, não deixe de escolher a melhor estratégia para atingir os objetivos da sua clínica.

Quer descobrir mais sobre como melhorar o seu atendimento? Aproveite que já está por aqui leia um pouco mais sobre a radiologia digital!

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