O que você acha de poder acessar informações da sua empresa independentemente onde você esteja? Pois saiba que isso já é possível por meio de sistemas eletrônicos que permitem o acesso de dados online. Essa tecnologia já está mudando a realidade de muitas clínicas e hospitais.

Essa é uma boa estratégia para fazer uma gestão mais eficiente do negócio, visto que facilita o controle administrativo, que deixa de ficar restrito ao ambiente físico da empresa e pode ser executado dos mais diversos locais. 

E você, já ouviu falar sobre o assunto? Neste post, listamos as 6 principais vantagens do acesso remoto aos dados da sua instituição de saúde. Conheça quais são eles para não ficar por fora das novidades!

1. Mobilidade

A possibilidade de acessar as informações da clínica de qualquer lugar certamente é uma das principais vantagens de contar com os dados online. Afinal, não é sempre que o médico ou gestor está no ambiente de trabalho e, assim, ele pode ter todas as informações que precisa para dar andamento às suas atividades sem precisar de sua presença física constante.

Além disso, é muito comum que os profissionais da saúde realizem consultas fora da clínica, seja em outro consultório, seja na casa do paciente. Nesses casos, ele vai precisar acessar os prontuários de forma remota.

Pelo sistema tradicional, em que as informações sobre as consultas realizadas são armazenadas em pastas e arquivos no consultório, isso não seria possível, o que acaba prejudicando o atendimento.

Com um sistema de prontuário eletrônico, que pode ser acessado por notebooks, tablets e até smartphones, você pode registrar as consultas e ter acesso a todos os dados anteriores de onde estiver, o que eleva a qualidade dos serviços oferecidos.

2. Controle

Com os dados da sua clínica em mãos, você pode acessá-los com maior frequência, o que aumenta o controle dos processos e permite que você estabeleça medidas que atendam às necessidades à medida que forem surgindo.

Dessa forma, fica muito mais fácil ficar atento a outros setores importantes, como o financeiro e o estoque. Você pode, por exemplo, realizar os cortes necessários para reduzir déficits no capital e definir o que é preciso comprar para evitar a indisponibilidade de materiais, como medicamentos e outros produtos médicos.

Essa capacidade de manejo de recursos segundo a demanda chama-se escalabilidade operacional. Quando bem realizada, essa tarefa evita desperdícios e permite que recursos sejam poupados a médio e longo prazos — tudo isso é facilitado por meio dos dados online.

3. Segurança

Embora a utilização dos dados online agregue muitas vantagens para clínicas e hospitais, muitos médicos e gestores ainda relutam em utilizar sistemas informatizados devido ao receio quanto à segurança das informações de seus pacientes e por prezarem pelo sigilo médico.

No entanto, ao contrário do que eles imaginam, os sistemas virtuais são extremamente seguros — muito mais do que os papéis guardados na clínica ou softwares de armazenamento em máquinas locais.

Esses sistemas seguem padrões internacionais de segurança, como a criptografia avançada, antivírus e controle de acesso por meio de login e senha. Tais recursos impedem a invasão por terceiros, protege a visualização de informações no caso de roubo e barram o acesso de pessoas não autorizadas.

Com o armazenamento em nuvem, se um dispositivo eletrônico for roubado, os dados não são perdidos, diferentemente de um computador estragado com registros armazenados no HD ou uma pasta de papéis perdida.

Além disso, com todos os dados disponíveis remotamente, eles ficam menos suscetíveis a problemas e danos físicos, como os que acontecem frequentemente com servidores locais. Quanto aos backups, eles são feitos de modo automático, de forma que as informações são salvas sempre que acontece uma nova atualização.

4. Organização

Utilizar um sistema de gestão ajuda a manter a organização, tanto do ambiente eletrônico quanto físico. Sem a necessidade de guardar papéis, pastas e arquivos, a clínica tem mais espaço livre para investir em conforto e comodidade para seus pacientes.

Quanto às informações dos pacientes, todas ficam centralizadas em uma única plataforma, de forma organizada e com acesso rápido, permitindo o acompanhamento do histórico médico de cada pessoa com eficiência. Assim, é possível otimizar o atendimento e oferecer consultas de elevada qualidade para todos.

Por fim, essa ferramenta também ajuda a organizar a agenda e conciliar os horários das consultas com outros compromissos. Ela pode ser acessada de forma remota e é atualizada automaticamente a cada marcação, o que ajuda a monitorar a demanda e rotina de trabalho.

5. Aumento da produtividade de toda a equipe

Contar com os dados online não gera benefícios apenas para médicos e gestores, mas também para toda a equipe. As secretárias, por exemplo, terão seu trabalho facilitado assim que passarem a utilizar um sistema eletrônico ágil e intuitivo.

Assim, elas podem fazer um melhor controle sobre a agenda, o que contribui para que mais clientes sejam mais bem atendidos e isso se reflete diretamente na lucratividade da empresa.

Além disso, com uma agenda bem organizada, é possível controlar melhor o tempo das consultas, aumentando a produtividade sem perder a qualidade dos serviços prestados. Isso significa, portanto, que investir nesses recursos é sinônimo de lucro.

6. Investimento em tecnologia

O mercado da saúde está cada vez mais competitivo e, para se destacar, estar atualizado com as novas tecnologias é um fator determinante. Utilizar um sistema informatizado é um método eficiente de fazer com que os seus pacientes fiquem satisfeitos com a modernidade da clínica.

Além do marketing pessoal, os sistemas eletrônicos são atualizados de acordo com a necessidade dos usuários, ou seja, os recursos tecnológicos são sempre adaptados à demanda da sua clínica ou do hospital.

Ao acessar os dados por meio de um dispositivo móvel, você terá, a cada dia, um sistema mais funcional e moderno, adequado para o que você precisa da melhor forma possível.

A nova era dos dados online já chegou e está provocando mudanças muito positivas para as instituições de saúde. E você, gostou da ideia de poder contar com um sistema de gestão que permite o acesso às informações da clínica de qualquer lugar? Então, você precisa conhecer as soluções da Medilab Sistemas.

Entre em contato conosco e descubra os nossos sistemas. Assim, você não vai perder essa chance de se modernizar e ter destaque no mercado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo