A computação em nuvem ajuda a aprimorar e agilizar os processos nos escritórios e já é utilizada como ferramenta de trabalho em inúmeros segmentos. Vários também são os benefícios do cloud computing na saúde e, por isso, a tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço nas clínicas médicas.

Devido à capacidade de armazenamento de dados e à agilidade no processamento, o uso do cloud computing na saúde auxilia tanto nos processos administrativos como nas atividades diárias de uma equipe médica.

Acompanhe este artigo e conheça mais sobre essa tecnologia que permite mais eficiência nos registros médicos, diagnósticos e na comunicação entre aqueles que atuam no mesmo ambiente de trabalho.

O crescimento do uso de cloud computing no setor de saúde

Um levantamento realizado pela MarketsandMarkets indicou que as soluções na nuvem devem movimentar cerca de US$ 9,5 bilhões até 2020, somente na área médica. Esse crescimento está relacionado não somente à popularização da tecnologia, como também à sua capacidade de otimizar os sistemas e processos, além do barateamento dos custos com manutenção de espaços físicos para a guarda de documentos.

No Brasil, a ferramenta tem começado a atrair os setores da saúde. As autorizações de exames de convênios médicos, o preenchimento de formulários e distribuição de resultados e laudos são algumas das formas de utilização da nuvem por aqui.

O cloud computing também tem sido adotado na saúde pública do país, mas o uso se restringe, principalmente, aos serviços de e-mail e suítes de aplicativos de escritório. Isso demonstra que, apesar dos avanços, ainda é preciso que sejam feitos mais investimentos para que a computação em nuvem esteja presente também no setor público.

Continue conosco e conheça os recursos e benefícios de se implementar cloud na área da saúde.

As soluções apresentadas pelo cloud computing

Como apontado, o uso do cloud computing na saúde auxilia muito nos processos operacionais e de gestão das instituições do setor.

Nesse sentido, ao adotar a ferramenta, é possível:

  • resolver problemas de armazenamento de dados, como prontuários e exames;
  • melhorar tanto a comunicação interna quanto com outros departamentos do setor;
  • tornar mais ágil e mais seguro o processo de consulta de dados e informações.

Confira agora algumas das principais vantagens em utilizar a computação em nuvem na área médica!

Redução dos custos com infraestrutura

Um dos maiores benefícios trazidos pela tecnologia é a economia com infraestrutura. Primeiro, porque não é necessário um grande espaço para equipamentos ou para arquivamento de informações impressas em papéis.

Um sistema informático escalável, por exemplo, permite o aumento da capacidade de acordo com a quantidade de armazenamento e atualização dos dados.

Flexibilidade de acordo com a demanda

O sistema da computação em nuvem pode ser implantado a partir da demanda e necessidade do hospital. Assim, uma clínica de pequeno, médio ou grande porte poderá contratar o serviço que mais se ajusta aos seus interesses. Tudo isso reduzindo os custos com infraestrutura e com espaços físicos para armazenar documentos.

Facilidade no armazenamento de dados

Existem várias formas de armazenamento de dados, o que aumenta a eficácia e agilidade nos processos necessários para cada instituição.

Um hospital, por exemplo, pode armazenar informações referentes ao estoque de equipamentos e medicamentos, controlando as entradas e saídas, enquanto uma clínica consegue gerenciar o histórico com o prontuário dos pacientes.

Agendamento de consultas online

Outro benefício oferecido pelo cloud computing é a possibilidade do agendamento de consultas online, o que traz benefícios para todos os profissionais de uma instituição médica.

Com o agendamento online, os dados são facilmente modificados e as alterações são disponibilizadas em tempo real.

Aumento da capacidade da equipe de TI

Com as informações disponíveis na nuvem, os profissionais de saúde e até os pacientes podem ter acesso aos laudos e tratamentos, diminuindo o intermédio realizado pelos funcionários da área de TI para que encontrem certos dados armazenados.

Isso aumenta a produtividade dos especialistas em tecnologia, fazendo com que eles tenham mais tempo para planejar novas soluções de otimização dos processos e do atendimento.

Por outro ângulo, também é possível contar com a ajuda dos produtores e fornecedores dos softwares para a resolução de problemas e atualização das ferramentas.

Inovação e disponibilidade

Os servidores de cloud computing estão sempre se atualizando e buscando novos métodos para otimizar e agregar valor a ferramenta. Dessa forma, ao implantar essa solução, a clínica contará com acesso a vários serviços atualizados que se preocupam com a otimização dos processos.

Outro ponto positivo é que, como conta com vários servidores e redes de backups, os dados estarão sempre disponíveis para acesso. Logicamente, alguns problemas podem acontecer e fazer que os dados fiquem indisponíveis por um tempo, porém esse serviço é a forma mais eficiente para ter a disponibilidade dos arquivos.

Facilidade no acesso às informações

Como conta com sistemas de busca muito práticos, esse recurso garante maior agilidade na pesquisa por informações e no cruzamento de dados.

Na prática, isso quer dizer, por exemplo, que o resultado de um exame pode ser encontrado e entregue ao médico ou ao paciente de maneira muito mais rápida. Assim como é possível encontrar informações sobre o histórico de um paciente de forma ágil e, ao mesmo tempo, cruzá-las com os dados de um exame recente.

Além disso, duas instituições diferentes podem compartilhar a mesma informação, caso necessário.

Maior segurança

O fato de manter as transferências de dados nesse sistema faz com que a segurança das informações seja mais eficiente, afinal é possível limitar o acesso de pessoas à determinada informação. Assim, qualquer falha na segurança pode ser detectada e corrigida de forma rápida e fácil, sendo o sistema instantaneamente atualizado.

Além disso, a preservação dos dados fica garantida com o uso dessa tecnologia. Uma vez armazenados, os dados são replicados em vários servidores, evitando uma possível perda de informações.

A implantação da computação em nuvem em cínicas e hospitais — com todas suas vantagens e facilidades — está ganhando cada vez mais espaço nos consultórios, clínicas e até mesmo nas empresas que oferecem planos de saúde.

No Brasil, essa ferramenta tem começado a ganhar força até nos setores públicos. Quando essa tecnologia for ampliada na área da saúde pública, haverá um aumento na eficiência do atendimento clínico, diminuindo o tempo de espera nas recepções e aumentando a satisfação de todos os envolvidos no processo.

Agora que já conhece os benefícios cloud computing na saúde, que tal entender como funciona telerradiologia em nuvem e saber se essa tecnologia também é indicada para o seu negócio?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo