Por que o médico radiologista deve apostar nos planos de saúde?

A saúde suplementar representa uma parcela significativa da assistência clínica no Brasil. Hoje, quase 25% da população tem um convênio médico, o que indica que investir nesse segmento é uma boa aposta, especialmente para clínicas de diagnóstico por imagens. Para um médico radiologista, o credenciamento com planos de saúde é sinônimo de crescimento e lucratividade.

Quer descobrir como contratar um plano de saúde e quais são os benefícios disso para a sua instituição? No post de hoje, separamos as principais informações para que você conheça mais sobre o assunto. Acompanhe!

Por que se conveniar com um plano de saúde?

Credenciar a sua clínica de radiologia a um plano de saúde é uma estratégia eficiente para aumentar o número de pacientes e, como resultado, potencializar o faturamento do seu negócio.

Por isso, é muito importante que você faça uma parceria com operadoras para começar a usufruir dessas vantagens e, assim, melhorar a sua competitividade e destaque no mercado da saúde.

Como realizar o contrato?

Para que o médico radiologista credencie sua clínica a um plano de saúde, é preciso entrar em contato com a operadora e verificar as condições para formalização do contrato.

Documentação geral

Na maioria das vezes, é preciso fazer a comprovação de alguns documentos gerais, como a composição jurídica dos serviços de imagem, o porte da empresa, número de colaboradores, registro no Ministério do Trabalho e capacidade de atendimento aos pacientes.

Os planos de saúde também costumam exigir o alvará de localização, alvará sanitário, contrato social, CNPJ e registro no CNES, para garantir a idoneidade da empresa.

Documentação específica

Além da documentação geral, você também precisa providenciar alguns documentos específicos, como dados pessoais do responsável técnico, a exemplo do CPF, inscrição no CRM, especialização e horário de trabalho.

Também podem ser solicitadas as medidas de radioproteção aplicadas pelo estabelecimento e documento detalhado de como a clínica controla a exposição radiológica de seus colaboradores.

Análise do processo

Após receber todos os documentos, o plano de saúde vai fazer a análise do pedido. O processo não costuma ser muito longo, no entanto, atrasos podem acontecer caso haja alguma irregularidade na documentação. Por isso, fique atento na hora de separar a documentação para que transtornos sejam evitados.

Finalização e divulgação aos pacientes

Assim que o processo é finalizado e a clínica radiológica é credenciada à operadora de saúde, é muito importante informar aos pacientes beneficiários sobre essa parceria.

O marketing de divulgação do serviço, com as condições para usufruir do novo convênio, os tipos de serviços inclusos e formas de agendamento, é fundamental para garantir novos clientes e lucros para o seu negócio.

Leia também: Qual a importância do marketing de relacionamento na área da saúde? 

Como escolher o plano de saúde ideal?

Antes de escolher um plano de saúde para se credenciar, é preciso analisar alguns pontos. O primeiro deles é a quantidade de pacientes no convênio, o que vai refletir na procura pelo seu serviço. Outro fator a ser observado é a forma de pagamento dos planos, os quais podem ser, entre outras, das seguintes formas:

  • fee-for-service: em que o pagamento é feito por procedimento, como consultas, raio-X, curativos, etc;
  • capitation: em que um valor fixo mensal é estabelecido como remuneração para o médico ou clínica de acordo com o número de beneficiários atendidos;
  • orçamento global: em que um limite de gastos é proposto, isso restringe as despesas da clínica de forma geral;
  • diagnosis-related groups: em que o pagamento é um valor fixo por um conjunto de serviços prestados.

Aí, é só escolher qual deles está de acordo com as características e necessidades da sua clínica!

Contar com um plano de saúde é uma ótima estratégia para todo médico radiologista que deseja ter uma gama maior de clientes e aumentar a lucratividade do seu negócio. Não fique fora dessa e comece a usufruir dos benefícios dessa parceria!

E aí, gostou deste post? Compartilhe-o nas redes sociais para que todos os seus amigos também descubram a importância de se credenciar a um plano de saúde. Até a próxima!