Por que você deve se preocupar com a experiência do paciente? Entenda

A experiência do paciente dentro de uma clínica de saúde, apesar do motivo da visita, deve proporcionar satisfação e atendimento às demandas tanto em relação às tecnologias diagnósticas quanto às práticas de humanização.

O paciente deve se sentir seguro e confortável com as informações médicas e questionar o que não compreendeu para aderir corretamente às intervenções propostas, ao passo que o profissional de saúde deve oferecer as ferramentas com mais custo-benefício para o caso clínico.

Quer saber como oferecer uma experiência favorável ao paciente? Então, não perca as dicas que daremos a seguir!

Mantenha um ambiente limpo e organizado

Atualmente, os pacientes avaliam o consultório desde a possibilidade de estacionamento fácil e rampa de acesso para deficientes até os móveis da recepção, passando pela eficiência no atendimento e no tratamento diferenciado.

Um dos quesitos mais avaliados são as condições confortáveis dos móveis, o leiaute entre a recepção e o consultório médico, a localização da água e do cafezinho e a higienização dos banheiros.

Por isso, é essencial manter um ambiente organizado, limpo e frequentemente averiguado, para manter a percepção positiva dos pacientes. Porém, é interessante trabalhar com antissépticos com odores amenos para não causar desconforto nos indivíduos.

Invista na informatização do estabelecimento

Os recursos tecnológicos proporcionam melhorias desde os processos administrativos na recepção, passando pelo atendimento médico até a escolha das estratégias terapêuticas mais adequadas à condição do paciente.

Sendo assim, é possível que um software integrado a todas essas funções consiga cadastrar o paciente na recepção e ser alimentado por dados clínicos, laboratoriais e medicamentosos pelo médico.

Além disso, após a finalização do atendimento, todos os procedimentos executados pelo paciente devem ser corretamente faturados e adequados conforme o tipo e a operadora do plano de saúde.

Promova capacitação de toda a equipe

Uma equipe integrada e atualizada conforme os preceitos da medicina e das técnicas de abordagem ao indivíduo oferecerá sempre a melhor experiência para o paciente. Mas esse patamar é alcançado por treinamentos contínuos.

Para os funcionários da recepção, recomendam-se cursos voltados à eficiência dos processos, atendimento às demandas emocionais e de reclamação e outras relacionadas às questões burocráticas.

Para a equipe médica, é interessante investir em técnicas de acolhimento e humanização, resolução de problemas clínicos baseada em evidências fundamentadas e treinamento por videoconferência com especialistas no assunto.

Avalie constantemente os serviços

A experiência do paciente pode ser constantemente avaliada de forma interna e externa. No primeiro caso, os gestores apontam quais melhorias nos serviços garantirão uma melhor percepção do paciente.

Exemplo disso é a troca de mobiliário, ampliação do horário de atendimento, aumento do número de sanitários, instalação de ar-condicionado e de máquinas de café, além da contratação de novos profissionais e modernização dos equipamentos.

A avaliação externa é feita por meio de questionários de satisfação em que o paciente aponta as principais demandas e os gestores verificam quais são aquelas passíveis de implantação conforme a viabilidade.

Ressalta-se que as demandas internas e externas são complementares, e podem facilitar a tomada de decisão dos gestores de acordo com a prioridade das ações, o custo e o tempo para executá-las.

A experiência do paciente em instituições de saúde deve ser completa, contemplando desde a percepção com a área física e o mobiliário, passando pela presteza e eficiência nos processos da recepção, finalizando com o atendimento clínico humanizado dos profissionais de saúde. Para tanto, é fundamental fazer uma avaliação contínua de todos os processos para sempre vislumbrar mudanças que agradem a todos.

Agora que você já entendeu sobre experiência do paciente, não deixe de ler também 4 dicas para otimizar o agendamento de pacientes na sua clínica!