Sistema RIS na gestão de centros de diagnóstico por imagem

Os centros de diagnóstico por imagem já são digitalizados, ou seja, lidam com tecnologia e informação o tempo todo. A área de radiologia passa constantemente por modernizações e surgimento de novas tecnologias e ferramentas diagnósticas.

Nesse contexto, surge o Sistema RIS (Radiology Information System ou Sistema de Informação de Radiologia) em cloud, uma possibilidade interessante, pois, além das vantagens dessa plataforma, ainda aperfeiçoa o armazenamento dos laudos em outros dispositivos que podem ser acessados facilmente.

Se você quer conhecer o Sistema RIS e saber como ele pode beneficiar a gestão da sua clínica radiológica, acompanhe este artigo. Vamos ajudá-lo a compreender melhor tudo isso!

O que é o Sistema RIS em cloud?

Antes de tudo, vamos falar sobre o termo cloud. Traduzido do inglês, significa nuvem e se refere a uma forma de armazenamento não-físico, ou seja, permite salvar conteúdos em espaços virtuais online. O método de armazenamento na nuvem tem certas vantagens, principalmente a economia com infraestrutura, já que não demanda alto investimento em hardware (parte física dos equipamentos).

Isso significa que não haverá sobrecarga de resultados nos softwares utilizados pelos gestores das clínicas nos computadores. Além disso, é possível compartilhar os laudos com os profissionais que solicitaram os exames para os seus pacientes.

No entanto, o armazenamento na nuvem não é uma especificidade da radiologia, sendo amplamente utilizado em diversos segmentos de mercado. A vantagem para as clínicas radiológicas é a sua integração com o Sistema RIS.

Veja também: Você sabe o que é RIS e quais as vantagens para as instituições de saúde? 

Pronto, agora vamos falar propriamente do método RIS, muito importante para a gestão dos centros de diagnóstico por imagem. Ele tem ferramentas que automatizam todo o fluxo de trabalho e de informação de um centro radiológico, aumentando a produtividade e melhorando a qualidade da análise diagnóstica.

Quais são os benefícios de utilizar o RIS em cloud?

Melhora da comunicação

O RIS é um sistema que conta com um banco de dados interno, o que facilita criar um registro único de cada paciente. Além disso, pode ser integrado a outros softwares para reunir todas as informações em um único local. A integração PACS e RIS é um exemplo. PACS é a sigla para Picture Archiving and Communication System (Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens).

Essa fusão de sistemas cria um registro acessível em qualquer lugar e a qualquer hora. A vantagem é possibilitar que a equipe da clínica radiológica consulte dados dos pacientes sem precisar alternar entre um sistema e outro para compilar as informações.

Outra vantagem é a integração entre equipamentos e sistemas de gestão hospitalar de fornecedores diferentes. Exames laudados no PACS também estarão disponíveis no Sistema RIS e vice-versa. Essa compatibilidade entre plataformas é uma vantagem significativa, pois facilita a interpretação dos exames radiológicos de forma integrada e eficiente.

Redução de custos

Os custos são diminuídos devido à substituição de filmes antigos por imagens digitais modernas e ao aumento da eficácia na operação de equipamentos. Com os softwares integrados, ocorre uma redução do tempo de espera do paciente e do tempo investido pelos funcionários ao prestar assistência.

Os preços do armazenamento digital estão diminuindo, já que alternativas em tecnologia de gestão de informação têm sido cada vez mais procuradas pelas clínicas. Dados virtuais são mais práticos de serem visualizados e não ocupam espaço físico nos estabelecimentos, demandando menos gasto com estoques.

Desse modo, o médico terá os dados clínicos, medicamentosos e radiológicos em um único lugar, o que facilita a interpretação da condição de saúde do paciente, principalmente nas situações que exigem repetição periódica das radiografias. Exemplo disso são as doenças crônicas como o câncer ou aquelas relacionadas à deterioração óssea.

Além disso, como é possível enviar os exames por diversas plataformas online, desde o e-mail até os aplicativos dos smartphones e tablets, não existe necessidade de imprimir esses documentos.

Otimização do atendimento

As vantagens de utilizar o RIS em cloud nas clínicas chegam até os pacientes, que agora têm um registro mais completo no sistema. Isso proporciona um atendimento de melhor qualidade, já que viabiliza uma análise mais ampla da saúde como um todo por imagens de exames e dados clínicos associados.

Isso significa que o médico acessará o histórico dos exames realizados pelo paciente e, assim, verá a evolução do seu estado clínico, fazendo prognósticos mais assertivos ou solicitando acompanhamentos em períodos inferiores ao recomendado pelos protocolos clínicos consolidados.

De modo geral, o Sistema RIS é uma ferramenta que oferece soluções completas. Impacta diretamente no aumento da produtividade da clínica radiológica ao mesmo tempo que traz mais conforto e rapidez ao paciente.

Tendo como base a conectividade, integração e disponibilidade, o Sistema RIS atende as necessidades em geral e pode ser personalizado de acordo com a demanda de sua própria clínica.

Como escolher uma empresa que oferece o Sistema RIS?

Muitos gestores ainda optam por serviços pouco modernos, radiologia tradicional, preenchimento manuscrito de formulários e não investem em metodologias informatizadas e adequadas à nova demanda dos pacientes.

Enquanto outros adquirem ferramentas com o custo menor, porém, sem as principais vantagens tanto no quesito de melhoramento da imagem radiológica quanto no compartilhamento de laudos obtidos.

Para isso, é preciso buscar empresas que já oferecem esses serviços de forma integrada e eficiente, considerando as demandas dos profissionais clínicos e a facilidade para manuseio dessas plataformas.

Uma das maneiras de obter sucesso nessa empreitada é procurar referência de outras empresas que já têm software integrado e verificar se estão satisfeitas com as funcionalidades dele.

Também é possível solicitar um orçamento, verificando com o representante da empresa a usabilidade, os custos de manutenção e a viabilidade de implementação nos computadores do seu estabelecimento.

O Sistema RIS é uma ferramenta que auxilia no melhoramento da imagem radiológica e pode ser otimizado quando integrado ao PAC, trazendo resultados precisos, eficientes e promissores. Além disso, as informações podem ser armazenadas na nuvem, possibilitando aumento da produtividade e redução significativa de custos. Essas vantagens devem ser compreendidas pelos gestores para facilitar sua implementação.

Gostou deste artigo? Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Entenda mais sobre o Sistema RIS acessando o nosso site!