O que é PACS e quais os benefícios dessa tecnologia para sua clínica

Você sabe o que é PACS? Trata-se de um sistema de comunicação e arquivamento de imagens amplamente usado em clínicas que fazem exames de imagem e que tem trazido impactos positivos ao trabalho da equipe de saúde.

Quer descobrir mais sobre ele? Neste texto, vamos falar sobre essa tecnologia, com detalhes sobre o seu funcionamento e suas principais vantagens para o dia a dia de centros de diagnóstico, clínicas e hospitais. Venha com a gente para saber mais!

O que é PACS e como funciona o sistema?

PACS, sigla para Picture Archiving and Communication System, em português, Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens, é um software desenvolvido especialmente para clínicas de diagnóstico por imagem. A sua principal função está diretamente associada ao seu nome, que é armazenar exames de imagem de forma a proporcionar mais facilidade na comunicação entre clínicas e hospitais.

Esse sistema atende todo o fluxo da unidade de saúde, desde a geração de imagens, diagnóstico, laudo, visualização de exames por pacientes e médicos até o monitoramento do processo.

Quais benefícios o PACS oferece?

Separamos, a seguir, os principais benefícios de contar com esse sistema.

Diminui a chance de perda de laudo

Após o processo de laudo do exame, o médico precisa armazenar as imagens e o documento para a próxima consulta do paciente. O problema é que, quando está na forma física, é muito mais fácil que esse material se perca ou danifique com o tempo.

No PACS, tudo é guardado de forma digital, em um sistema altamente seguro. Assim, além de evitar que esses dados sejam perdidos, ele faz com que a tarefa de encontrá-los quando necessário, por pessoas autorizadas, se torne algo muito mais fácil.

Aumenta a segurança

Esse é um ponto de grande importância quando se fala de dados médicos de pacientes. O PACS oferece o que há de melhor no mercado quando o assunto é a segurança das informações.

Esse sistema guarda todos os exames e laudos de forma criptografada. Assim, apenas pessoas autorizadas, com login e senha, conseguem visualizar os documentos. Isso traz muito mais confiança para o paciente e melhora o trabalho de toda a equipe da clínica.

Possibilita a mobilidade dos dados

Com o PACS, os exames de imagem podem ser acessados não apenas por computadores, mas também por dispositivos móveis, como tablets e smartphones, o que facilita a rotina de gestores e profissionais da saúde. Essa mobilidade se tornou possível a partir do momento em que o armazenamento de dados passou a ser feito na nuvem, cenário que rompe barreiras físicas e permite, inclusive, a emissão de laudos a distância.

Desse modo, o histórico de exames de um paciente está sempre disponível, o que otimiza o acompanhamento da sua condição de saúde e melhora a avaliação que ele tem da sua clínica.

Reduz os custos

Quem tem uma clínica sabe o quanto precisa para cobrir seus gastos. Qualquer custo reduzido significa mais dinheiro no fim do mês para investir em novos equipamentos e aprimoramento para os funcionários.

Com o PACS, as imagens podem ser analisadas na tela, ou seja, não há a necessidade de imprimi-las. Assim, grande parte do dinheiro que é gasto com filme, papel, químicos e manutenção de equipamentos de impressão é reduzido.

Assista ao webinar: Afinal, o que é um PACS?

Contribui para um planeta mais sustentável

Muito além de reduzir custos, deixar de imprimir as imagens é uma atitude valiosa quando o assunto é sustentabilidade, visto que os químicos e materiais utilizados nesse processo geram lixo e poluem o meio ambiente. Medidas como essa são muito apreciadas e diversas pessoas já as consideram antes de escolher por um produto ou serviço. Por isso, investir no PACS é sinônimo de conquista de um público cada vez mais exigente.

Melhora a produtividade

Como os exames são armazenados de forma eletrônica, fica muito mais fácil para a equipe localizar o laudo de um determinado paciente. Com a simplificação desse processo, o trabalho de todos os profissionais é agilizado, o que aumenta a produtividade e agrada o cliente, que terá seus resultados em mãos muito mais rápido.

Permite a integração com outros sistemas

Uma possibilidade do PACS é a integração com outros sistemas, como o RIS (Radiology Information System ou Sistema de Informação em Radiologia), o que proporciona padronização e gestão integral do negócio.

Desse modo, os dois sistemas armazenam e disponibilizam todas as informações em uma mesma plataforma, à qual ficam conectados. Sem a necessidade de trocar de tela e fazer um novo login cada vez que precisar dos dados do RIS ou PACS, a rotina é completamente otimizada.

Otimiza o diagnóstico

A elevada resolução e qualidade das imagens digitais geradas pelo sistema PACS implica a facilidade e rapidez com que um médico consegue interpretar um resultado de exame, emitir um diagnóstico e definir o tratamento mais adequado.

Assim, todos saem ganhando: o centro de diagnóstico, que vai ser cada vez mais solicitado por clínicas e hospitais; o profissional da saúde, que cria uma relação mais próxima e de confiança com seus clientes; e o paciente, que vai receber o diagnóstico e tratamento correto para recuperar suas condições de saúde.

Como implementar o sistema na clínica?

Antes de aderir a um sistema informatizado é preciso planejamento. O primeiro ponto diz respeito à identificação dos setores da unidade que mais precisam de melhorias no fluxo de trabalho e podem ser beneficiados pelo PACS. Definir objetivos é outro aspecto muito importante: se você precisa reduzir o tempo de espera e aumentar o número de atendimentos, certamente esse sistema pode ajudá-lo.

Por fim, contar com uma empresa especializada em softwares, que ofereça todas as facilidades do PACS, como integração de equipamentos médicos, transferência de imagens e outros serviços, é o segredo para o seu sucesso.

Quer uma dica? A Medilab e a sua equipe de especialistas é a melhor opção disponível no mercado. Desenvolvendo soluções ideais para quem lida com saúde, seus sistemas são produzidos sob medida para clínicas, centros radiológicos, centrais de laudos e hospitais de todo o país.

Agora que você já sabe o que é PACS e conhece o que o sistema pode oferecer, o próximo passo é entrar em contato e começar a usufruir de todas essas vantagens na sua rotina de trabalho.

Ficou interessado? Entre em contato conosco e inicie essa experiência!