Tecnologia na recepção da clínica para se destacar no mercado

A recepção da clínica, quando bem planejada, gera a primeira impressão positiva junto ao público. No entanto, apenas a decoração e o leiaute não são suficientes atualmente para conseguir novos pacientes.

Nesse sentido, o uso da tecnologia em saúde é uma das ferramentas para aperfeiçoar o processo de cadastro na recepção, facilitar a integração dos dados clínicos obtidos pelos profissionais e integrá-los às informações referentes ao faturamento.

Quer saber como o uso da tecnologia pode ser um diferencial no mercado da saúde? Então, confira as informações que daremos a seguir!

Armazenamento eficiente dos dados clínicos
A fase do preenchimento das fichas de cadastro e do armazenamento físico dos exames clínicos e radiológicos já está em franco declínio. Isso porque, além de esse processo ser mais oneroso, os recursos tecnológicos estão mais acessíveis que outrora.

É preferível utilizar softwares que cadastram o primeiro atendimento do paciente com informações gerais (nome, endereço, contatos telefônicos etc.) em programas ou na nuvem. Tais dados são acessados e editados por senha pessoal a qualquer momento.

Além disso, as consultas médicas, quando alimentadas nesses sistemas, serão guardadas e acessadas para relembrar o histórico do paciente pelo médico nos encontros subsequentes. Assim, evitam-se problemas de interpretação dos documentos manuscritos e otimiza-se o atendimento.

Leia também: Humanização na saúde: como a tecnologia pode te ajudar a alcançar?

Versatilidade nas ferramentas de atendimento
Atualmente a ligação telefônica se tornou o último recurso quando se menciona o agendamento de serviços clínicos. Isso porque os aplicativos disponibilizados nos sites da empresa e nos telefones celulares dos pacientes facilitam significativamente esse processo.

Sendo assim, a marcação de consultas pode ser feita online, via aplicativos de mensagens instantâneas, por ligações programadas ou outro meio que possa conectar o paciente à recepção. Além disso, é possível enviar uma confirmação do agendamento dias antes do evento. Com isso, em casos de desistência, a vaga de horário pode ser remanejada para outra pessoa interessada.

Essas estratégias diminuem as atividades da recepção, que poderão ser direcionadas para outros serviços igualmente importantes relacionados à boas práticas de atendimento e gestão de qualidade na assistência aos pacientes.

Facilidade para controlar as consultas agendadas
Quando se utilizava a agenda manuscrita para reservar horário de consulta, não era possível apurar a quantidade de encontros médicos confirmados, tampouco o número de absenteísmo aos encontros — indicadores que são essenciais para mudanças nas rotinas.

Com a inserção dos softwares na recepção de clínicas é possível obter informações a respeito do número diário de agendamentos, os principais gargalos de horários e os motivos da falta desses indivíduos.

Também é plausível buscar os pacientes agendados a fim de apurar os profissionais de saúde que são mais bem avaliados por eles e averiguar os motivos de não consultarem outros médicos.

A recepção de clínica é um ponto inicial de avaliação dos serviços pelo paciente. Por isso deve ser dotada de móveis confortáveis, atendimento humanizado e personalizado, bem como ferramentas tecnológicas que facilitem o processo e a continuidade das atividades. Sendo assim, cabe ao gestor a avaliação das melhores propostas e da viabilidade de implantação.

E você, se interessa por assuntos de tecnologia em saúde? Então, acompanhe nossas novidades pelo Youtube, Facebook, Instagram e Twitter!