Humanização na saúde: como a tecnologia pode te ajudar a alcançar?

Você certamente já deve ter ouvido falar sobre a humanização na saúde, um tema que está em alta visto sua importância na prestação de um atendimento de qualidade aos pacientes. Desde que a tecnologia começou a marcar presença em clínicas e consultórios, os debates sobre o assunto se intensificaram.

Afinal, será que utilizar todas essas inovações e recursos automatizados podem prejudicar a relação entre médicos e pacientes? Esse é um medo muito frequente entre diversos profissionais, mas estamos aqui para provar para você que o que acontece é justamente o contrário.

No artigo de hoje, vamos explorar um pouco mais sobre a importância do atendimento humanizado e explicar como a tecnologia pode trazer resultados positivos nesse contexto. Acompanhe!

A importância do atendimento humanizado

Ao procurar ajuda médica, um paciente chega à recepção cheio de dúvidas, medos e, muitas vezes, sentindo dores. Nessa situação de vulnerabilidade e com o psicológico abalado, o atendimento recebido faz toda a diferença.

Assim, é dever da clínica adotar medidas que promovam mais segurança e bem-estar aos usuários, tudo para que eles se sintam acolhidos e protegidos em momentos de debilidade.

O profissional de saúde — médico, enfermeiro, fisioterapeuta, entre outros — é o agente principal na conquista de um atendimento mais humano, pois é ele quem estabelece um contato mais próximo com o paciente para fazer um diagnóstico e aplicar o tratamento correto.

Todavia, não podemos esquecer que esse processo envolve toda a equipe, devendo estar presente na relação estabelecida com recepcionistas, secretárias e demais colaboradores do local, os quais devem tratar os pacientes como indivíduo, respeitando suas características, personalidade e necessidades.

Podemos dizer também que a humanização na saúde é desenvolvida pela união entre eficiência técnica em procedimentos e o bom relacionamento desenvolvido com o usuário, sua família e a equipe.

Esse elo cria uma relação de confiança, pois, sob o ponto de vista do paciente, a humanização está diretamente relacionada com a aptidão e ética do profissional. Desse modo, há uma maior valorização do seu trabalho, o que é um diferencial e tanto diante da concorrência.

Os recursos tecnológicos como aliados

A evolução da tecnologia na área da saúde, que envolve equipamentos técnicos apurados e avanços na gestão, agregou ganhos incomparáveis nesses estabelecimentos, especialmente quanto à satisfação dos pacientes.

A partir do momento que procedimentos repetitivos e burocráticos passaram a ser realizados com o apoio de recursos tecnológicos, médicos e outros profissionais da saúde podem dedicar mais tempo para prestar um atendimento de qualidade.

Nos tópicos a seguir, separamos algumas das principais ferramentas de apoio na conquista de um atendimento humanizado, que promovem maior bem-estar e segurança dos pacientes.

Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)

Facilitando a interação entre médicos e pacientes, o Prontuário Eletrônico do Paciente, mais conhecido como PEP, é um sistema que mantém o registro do histórico completo dos usuários. Dessa maneira, o profissional não vai precisar repetir todas as perguntas sobre complicações de saúde e alergias a medicamentos a cada consulta, pois ele já tem todas essas informações em mãos antes mesmo do atendimento.

Portanto, ao utilizar o PEP, o médico tem mais agilidade e segurança para realizar uma consulta e pode explorar melhor o momento de anamnese, com o objetivo de prestar um atendimento 100% humanizado. Deixando as perguntas pré-definidas de lado, o profissional tem mais tempo para ouvir as necessidades do paciente, entender seus medos e tirar dúvidas.

Isso é muito apreciado por todos que estão se consultando no local e aumenta as chances de convertê-los em clientes fidelizados.

Equipamentos e sistemas integrados

A infraestrutura da sua clínica também diz muito sobre o atendimento que será fornecido ao paciente. Contar com equipamentos de ponta para realizar diagnósticos e com sistemas de gestão automatizados, que integram todas essas informações, otimiza processos e a rotina de trabalho, além de fornecer resultados mais rápidos e seguros.

Já existem equipamentos de imagem que identificam doenças e encaminham notificações de forma automática para os médicos. Outra inovação são aparelhos que enviam os sinais vitais dos pacientes diretamente para o prontuário eletrônico.

Com esses dados, os profissionais têm o suporte necessário para realizar o diagnóstico correto e aplicar o tratamento mais adequado para cada caso, um dos pilares na conquista de um atendimento de elevada qualidade e humano.

Telemedicina

telemedicina é uma das maiores inovações na área da saúde. Seu ponto forte é a emissão de laudos a distância, que facilita a troca de informações e análise de resultados de forma digital.

Por meio de uma plataforma online, os exames são realizados em um estabelecimento e podem ser laudados por especialistas renomados na área de qualquer lugar do planeta. Em seguida, esses laudos podem ser enviados por meio da internet para o profissional solicitante, dando o apoio necessário para a medicina tradicional.

O laudo online já está disponível para exames como radiografia, tomografia, eletrocardiograma (ECG), eletroencefalograma (EEG), entre outros.

Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA)

Essas soluções permitem que aparelhos analógicos sejam conectados à plataforma digital da telemedicina sem precisar de uploads manuais ou digitalizações. Além disso, elas também fazem com que as máquinas “aprendam” a diferenciar exames e dar preferência às urgências, colocando-as sempre em primeiro lugar na fila de análise.

Outra vantagem dessas ferramentas é a detecção automática do comprometimento de exames, como um erro na qualidade da imagem. Assim, ele pode ser refeito sem a necessidade de convocar o paciente novamente e antes que o médico perca tempo com um resultado irrelevante.

Por fim, não podemos deixar de citar que os avanços na tecnologia estão gerando laudos e resultados cada vez mais precisos e eficientes na detecção de doenças, o que é fundamental para a cura de uma pessoa e recuperação da sua qualidade de vida.

Utilizar recursos tecnológicos é o segredo para otimizar tarefas e processos na sua clínica, o que inclui coleta de informações, laudos de exames e análise de resultados. Assim, os profissionais podem ser dedicar para atingir a humanização na saúde e prestar a assistência ideal aos seus pacientes, com empatia, respeito, ouvindo as suas queixas e avaliando-o de forma integral.

É isso o que você deseja para a sua empresa? Conheça os nossos sistemas agora mesmo e dê o primeiro passo rumo à inserção de inovações tecnológicas no seu negócio!