Medilab é eleita uma das 25 empresas mais inovadoras em digital health

Com lançamento no Global Summit Telemedicine & Digital Health, pesquisa inédita realizada pela Revista Medicina S/A – com CIOS e lideranças de tecnologia de 250 hospitais brasileiros – apresenta a intenção de investimento em soluções de saúde digital e aponta as instituições e empresas mais inovadoras em healthcare.

Com base em informações enviadas pelas instituições de saúde e na análise criteriosa e independente de um conselho editorial, a pesquisa 50+ Inovadores da Saúde 2019 mapeou as 25 marcas e soluções mais lembradas por sua inovação.

“Quais são as empresas de digital health mais inovadoras do Brasil?” foi a questão usada para eleger a Medilab como uma das 25 empresas destaques do segmento. Entre as categorias de produtos estão prontuário eletrônico, softwares de gestão, apoio à decisão clínica, PACS (Picture Archiving and Communication System) e RIS (Radiology Information System), plataformas para prevenção, monitoramento e infraestrutura, mHealth e Apps.

A pesquisa

Para levantamento desses dados, entre os meses de novembro e dezembro de 2018 e janeiro de 2019, a Revista Medicina S/A entrevistou CIOS e gerentes de tecnologia de 250 hospitais privados do Brasil em relação à intenção de investimentos em TI em 2019/2020 e às empresas, produtos, marcas e soluções mais lembradas pelos gestores por sua inovação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Digital Health e Telemedicina.

Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de hospitais brasileiros que utilizam tecnologias digitais. Em 2019, 85% das instituições pretendem investir em soluções de saúde digital. Entre eles, 70% disseram que estão dispostos a investir em mais de um tipo de solução.

Entre as prioridades de investimento, o Prontuário Eletrônico tem preferência entre os entrevistados. 68% disseram que pretendem aderir ou melhorar os registros eletrônicos, 61% desejam instalar softwares ou tecnologias dedicadas à gestão e 59% investirão em ferramentas de suporte à decisão clínica.

Entre os hospitais pesquisados, a maior parte está localizada na região Sudeste (103), seguida pelas regiões Sul (56), Centro-Oeste (37), Nordeste (35) e Norte (19). Aproximadamente 2/3 das instituições que participaram da análise são de médio porte (até 150 leitos), ao passo que os hospitais de grande porte (38%) registraram uma média de 240 leitos. Em relação ao tipo de estabelecimento, 85% dos hospitais são gerais e 15% de especialidades. Todas as entrevistas foram quantitativas e realizadas de forma confidencial.

A Medilab e o MediSystem PACS

A solução da Medilab mais lembrada pelos hospitais foi o MediSystem PACS. Presente nos principais centros de diagnóstico do Brasil e da América Latina, a abrangência do MediSystem PACS se dá, principalmente, devido à constante preocupação com o aumento progressivo da eficiência dos recursos para garantir as melhores ferramentas de precisão diagnóstica.

Esta edição da Revista Medicina S/A conta com uma entrevista exclusiva com os Diretores da Medilab, Elias Antonio e Vincenzo De Roberto, que abordam as perspectivas do mercado brasileiro de healthcare, previsões de investimento e novas tecnologias em PACS. “O fato é que gradativamente os computadores ocupam espaços centrais em todos os serviços e, com o IoT (Internet of Things) e Inteligência Artificial (AI), as possibilidades para o futuro são inimagináveis. Além da equipe de funcionários, as instituições de saúde precisam investir em uma infraestrutura de ponta para se tornarem 4.0.”, afirma De Roberto em um dos trechos da entrevista.

Em pesquisa realizada com especialistas que usam os recursos do MediSystem PACS diariamente, 91% dos mais de dois mil médicos radiologistas indicam a solução como primeira opção em qualidade, já 94% destacam os recursos de precisão diagnóstica.

O MediSystem PACS reúne softwares de alto desempenho em tecnologia da saúde para gestão de imagens e estabelece processos uniformes, gerando mais produtividade, recursos de inteligência de negócio e fluxo de trabalho otimizado.

Quer saber mais sobre a 50+ Inovadores da Saúde 2019? Confira a pesquisa completa em medicinasa.com.br.