Como um software de gestão de imagens médicas pode ajudar uma clínica?

gerenciamento de hospitais, clínicas e centros de saúde é uma tarefa que deve ser muito bem executada para o perfeito funcionamento dessas instituições. Nesse contexto, um desafio é a gestão de imagens médicas, visto a geração diária de exames radiológicos – fundamentais para fechar um diagnóstico completo para o paciente.  

Para gerar, compartilhar e armazenar imagens médicas com rapidez e eficiência, contar com um software de gestão é a melhor alternativa. Muito moderno e tecnológico, esse sistema facilita o acesso às imagens, otimiza operações diárias e beneficia diretamente o paciente, o qual recebe um atendimento adequado e de alta qualidade para recuperação da sua saúde e bem-estar.

Quer descobrir como apostar nessa estratégia pode ajudar a sua instituição a gerenciar a demanda de exames de imagem? Então, continue a leitura! Neste artigo, separamos as principais vantagens de utilizar um software de gestão. Vamos lá?

Organização de documentos

Armazenar imagens em um software é sinônimo de organização. Isso porque é possível ter pleno controle sobre a realização de exames, emissão e liberação de laudos, com registro fiel de todos os processos, o que cria um fluxo de trabalho lógico e estruturado. Com uma rotina organizada e previsível, o crescimento da sua empresa passa a ser algo muito mais acessível.

Compartilhamento rápido de imagens

Com um software de gestão de imagens médicas, o conteúdo armazenado pode ser acessado de qualquer local e por qualquer dispositivo móvel, como tablets e smartphones. Isso é devido à utilização de plataformas de armazenamento em nuvem, modelo que se adapta à demanda de compartilhamento rápido de resultados em clínicas e hospitais para diagnosticar um paciente com agilidade.

Com toda essa flexibilidade, os profissionais de saúde podem obter dados dos seus pacientes e dar diagnósticos de onde quer que estejam — seja em casa, no trânsito ou em outra instituição em que trabalham — sem a necessidade de deslocamentos.

Esses sistemas oferecem ainda a possibilidade de customização conforme a necessidade de cada estabelecimento de saúde, em que os níveis de acesso podem ser configurados e controlados. Assim, o perfil do usuário é registrado cada vez que ele se conecta ao sistema, o que aumenta a segurança ao utilizá-lo.

Outra facilidade que envolve o compartilhamento de imagens é a opção de disponibilizar acesso ao diagnóstico para o próprio paciente, tudo de forma digital. Assim, a impressão de exames e gastos com papel e impressora é dispensado, assim como é garantida a qualidade de visualização do documento, o que evita que detalhes passem despercebidos pelo profissional que dará o diagnóstico final.

Padronização no compartilhamento

Além do acesso digital e por versões impressas, com um software os exames de imagem também podem ser compartilhados por meio de um pendrive, CD’s, DVD’s ou e-mail. Apesar de tantas possibilidades, é recomendado padronizar na sua instituição o meio utilizado, pois assim é possível evitar o risco de extravio ou perda de documentos, como também a incompatibilidade de formatos e diminuição na qualidade das imagens.

Otimização do tempo

Quando o assunto é saúde, agilidade é tudo. A velocidade no diagnóstico é determinante para o sucesso de um tratamento e, por isso, contar com um sistema que organiza todos os exames em um só local, além de associá-los com dados cadastrais e histórico do paciente, otimiza o processo de análise dos resultados e cura.

Aliás, o acesso rápido aos exames faz com que todos os lados saiam ganhando: a empresa e profissionais dispõem de agilidade e redução de custos e os pacientes recebem mais cuidados e um atendimento de alta qualidade.

Redução de custos

Diminuir os gastos é uma prioridade de todo negócio, inclusive para os da área da saúde. Por esse motivo, você precisa saber que a utilização de um software de gestão de imagens médicas pode desencadear uma redução de custos significativa para a sua empresa, o que é uma vantagem e tanto em investir no sistema.

A explicação para a economia obtida é o armazenamento de documentos na nuvem e uso de computadores e dispositivos móveis para análise de exames, o que elimina a necessidade de recursos financeiros para imprimir imagens. Além disso, funcionários que antes eram responsáveis pelas tarefas de impressão podem ser deslocados para outras áreas da instituição.

Os custos também são reduzidos devido à diminuição de falhas na entrega manual, repetição de exames e uso e manutenção de servidores locais e outras formas de armazenamento ultrapassadas.

Maior segurança

Uma instituição de saúde precisa prezar pela ética, sigilo e confidencialidade dos dados médicos de seus pacientes e, nesse processo, o software de gestão de imagens médicas é um grande aliado.

Um sistema de armazenamento de imagens em nuvem conta com mecanismos especiais de segurança, como o split and merge, que faz a criptografia do nome e imagens do paciente, desvinculando-os no momento do upload e vinculando-os novamente somente na hora do download.

Assim, é muito mais seguro contratar um serviço desses em vez de utilizar métodos obsoletos, como manter um servidor local, que não tem protocolos de proteção de dados para fornecer a segurança que você precisa.

Outra funcionalidade muito importante envolvendo softwares de gestão é a possibilidade de realizar backups periódicos para garantir que nenhum documento ou informação importante será perdida devido a falha humana ou problemas técnicos. Quando um exame de imagem é guardado em um único local, por exemplo, o risco de perda é gigantesco.

Por fim, é importante destacar que os softwares também têm bancos de dados individualizados para as imagens e informações pessoais dos pacientes. Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), dados médicos devem ser guardados por, no mínimo, 20 anos.

Com o sistema de gestão, tudo pode ser cronologicamente armazenado pelo período correto com muito organização. E fique sempre atento: a liberação de informações do paciente, como o prontuário, somente podem ser feitas por ordem judicial.

Viu só como um software de gestão de imagens médicas é a opção que garante segurança e qualidade para a sua clínica ou hospital? Portanto, não fique de fora e invista nessa ferramenta agora mesmo!

Entre em contato conosco e vivencie todas as vantagens que um sistema de gestão de imagens pode oferecer! Vamos lá?