Conheça as vantagens de laudo a distância!

Os avanços tecnológicos têm tomado conta de diversos setores econômicos, e não poderia ser diferente na área da saúde. Os centros de diagnósticos por imagem, por exemplo, atualizam-se cada vez mais e promovem, entre outras coisas, as vantagens de laudo a distância.

Essa inovação beneficia não somente os pacientes, com seus diagnósticos de forma rápida e segura, como também as clínicas, já que melhora a produtividade e diminui o custo.

Quer entender um pouco mais sobre laudos a distância, como funcionam e suas vantagens? Continue conosco e entenda tudo sobre essa tecnologia!

O que é laudo a distância?

O laudo médico a distância é um segmento da Telemedicina que está em grande crescimento. É direcionado ao oferecimento do diagnóstico de forma rápida e prática, para qualquer lugar do país ou do mundo, por meio das tecnologias de informação e comunicação.

Dessa forma, mesmo longe, um médico pode emitir seu parecer sobre os exames de um paciente, que poderá consultar o resultado a qualquer momento e lugar.

Leia também: Telemedicina: aquilo que você não sabia sobre essa tecnologia

Como funciona?

O laudo a distância é realizado com a integração entre as tecnologias da informação, hospitais e médicos. Logo que o paciente realiza um exame, os dados são coletados por meio de softwares específicos e prontamente enviados pela internet para os médicos.

Após receber as informações, os especialistas avaliam os resultados, o histórico do paciente e podem emitir o laudo, encaminhando-o para as clínicas.

Após receber o diagnóstico, os dados são armazenados digitalmente seguindo o padrão de órgãos legisladores. Assim, as clínicas podem acessá-lo quando necessário e encaminhar para os pacientes.

Quais as vantagens dos laudos a distância?

Existem diversos benefícios do laudo a distância. Abaixo você vai conhecer alguns deles e entender porque são tão importantes!

Agilidade na entrega

A maior parte da produção do laudo eletrônico é realizada por meio de plataformas digitais, o que diminui o tempo com upload e digitação manual. Além disso, não é necessário contar uma grande equipe de médicos disponíveis presencialmente 24h por dia, pois os especialistas podem consultar os dados a qualquer momento e emitir seus laudos instantaneamente por meio de seus aparelhos.

Qualidade na avaliação

Por contar com médicos especialistas em diversas áreas, o laudo médico tem maior qualidade e menores chances de erros no diagnóstico. Além disso, mesmo quando o exame é realizado de forma incorreta é possível alertar a clínica de forma rápida e segura.

Custo menor

Como já foi alertado anteriormente, a maior parte do processo é realizado digitalmente. Dessa forma, os laudos são enviados instantaneamente para plataformas digitais de armazenamento, diminuindo os gastos com pessoal, manutenção e arquivamento de laudos físicos.

Segurança das informações

O laudo a distância também garante maior segurança das informações, pois a possibilidade de perda ou furto é menor, já que não estão em locais físicos. Além disso, todos os dados são armazenados na nuvem conforme o padrão legislativo, ou seja, os documentos só podem ser abertos e utilizados por pessoas autorizadas.

Como você observou, o laudo a distância é um elemento fundamental para os gestores da saúde que desejam deixar suas clínicas e hospitais mais automatizados e modernos. As vantagens vão desde o baixo custo até o aumento da qualidade dos diagnósticos.

Gostou deste post? Deseja obter mais informações sobre sistemas voltados à gestão de imagens e vantagens de laudo a distância? Entre em contato conosco e descubra outros benefícios para a sua clínica!