Você sabe como aumentar a produtividade na gestão hospitalar?

Administrar um grande hospital não é uma tarefa fácil. A gestão do estabelecimento deve ser organizada a nível de preservar o seu bom funcionamento, a qualidade do atendimento ao público e também para geração de lucros e crescimento do negócio, é claro. Mas você sabe como aumentar a produtividade na gestão hospitalar para conquistar todos esses benefícios?

Para atingir esse objetivo, é preciso ter uma visão estratégica e um plano bem estruturado devido às diversas responsabilidades dessa função, entre elas a gestão de pessoas, controle de gastos e organização de agendas e prontuários. Por isso, é necessário muita disciplina e atenção aos detalhes que podem fazer a diferença na hora de otimizar a rotina de trabalho no seu hospital.

A seguir, separamos algumas dicas de como aumentar a produtividade na gestão. Continue a leitura e confira!

Qual é a importância da gestão de hospitais?

Em primeiro lugar, é necessário destacar que a gestão em um hospital está muito relacionada com o atendimento ao paciente e como será a visão dele sobre o seu negócio. Se satisfatória, ele tende a voltar ao ambiente hospitalar para obter cuidados médicos. Caso contrário, você perderá um paciente e as recomendações positivas que ele poderia fazer para outras pessoas.

Por esse motivo, investir em formas de conquistar o seu paciente é um ponto-chave para o sucesso e aumento da produtividade do seu negócio. Nesse contexto, um bom sistema de gerenciamento promove a otimização de tarefas e eleva a produtividade da equipe, o que facilita processos como:

– o agendamento de consultas, que pode contar, inclusive, com aplicativos de confirmação, o que evita faltas e beneficia também a sua empresa;

– o atendimento, que fica mais ágil e completo por meio de prontuários eletrônicos e transmissão de exames de imagens entre dispositivos eletrônicos;

– o pagamento dos serviços prestados, seja de forma particular ou por plano de saúde.

Assim, é possível oferecer um atendimento especial e construir uma relação sólida com o cliente, o qual se sentirá recompensado em optar pelos seus serviços e, certamente, vai voltar a procurar por eles no futuro.

Como melhorar a produtividade na gestão hospitalar?

Estabeleça e padronize processos

Ter um fluxo de trabalho com tarefas padronizadas é uma ótima maneira de aumentar a produtividade na gestão hospitalar. Assim, toda a equipe consegue realizar um número maior de atendimentos em menos tempo, sem deixar a qualidade dos serviços prestados de lado.

A divisão bem definida de tarefas entre os colaboradores faz parte desse processo, os quais devem ser delegados pelo gestor a prestar funções administrativas e de pré-atendimento, o que permite que as consultas fluam com maior agilidade.

Os protocolos a serem seguidos devem iniciar pelo mapeamento de todos os procedimentos. Com uma revisão é possível identificar os pontos que precisam ser melhorados e os que podem ser eliminados. Veja como um mapa deve ser feito em algumas dessas etapas.

Atendimento

É preciso padronizar o primeiro contato com o paciente, quando ele marca uma consulta ou exame. Defina a forma que ele deve ser tratado, perguntas que devem ser realizadas, dados que precisam ser registrados no cadastro e quando entrar em contato novamente para confirmar o atendimento. Nas consultas, procedimentos também devem ser seguidos da mesma forma pelos médicos.

Financeiro

Controlar o fluxo de caixa é fundamental para o gerenciamento do seu hospital. Por isso, é preciso muita organização e padronização nesses processos, o que envolve cobranças, pedidos de autorização de procedimentos e contato com operadoras de planos de saúde. Todos da equipe devem entender com clareza como esses procedimentos precisam ser feitos, além de ter o conhecimento de como agir no caso de imprevistos e obstáculos.

Pós-atendimento

Uma consulta ou qualquer outro procedimento clínico não termina no momento em que o paciente deixa o seu hospital. Então, é importante que a equipe tenha protocolos para orientar quanto à marcação de exames externos e também para agendar retornos. Além disso, esse é o momento ideal para fazer uma pesquisa de satisfação com os seus clientes para saber quais pontos precisam de melhorias.

Gerencie as finanças

Além de estabelecer os procedimentos que devem ser seguidos no setor financeiro, controlar todas as entradas e saídas é outra medida indispensável para que gastos excessivos não passem despercebidos e acabem gerando juros e dívidas para o hospital, o que prejudica o negócio como um todo.

Para isso, é preciso elencar alguns indicadores para medir e avaliar o seu fluxo de caixa. Dessa forma, ajustes para alinhar os gastos com os lucros podem ser feitos sempre que necessário. Além disso, também é possível focar em economias para aplicar em novos investimentos que favorecem o crescimento do seu negócio.

Utilize recursos tecnológicos

tecnologia é um recurso que chegou para agregar muitas melhorias nas instituições de saúde, desde a marcação de consultas e atendimento ao paciente até a gestão de recursos materiais e finanças. Por isso, atualizar o seu negócio com ferramentas tecnológicas é uma medida indispensável para otimizar o gerenciamento no hospital.

Como um software pode aumentar a produtividade do seu hospital?

Ao contar com um software, todos os procedimentos necessários para aumentar a produtividade na gestão hospitalar podem ser feitos de forma automatizada e organizada, o que torna tudo mais simples, rápido e eficiente.

Assim, é possível ter o controle integral de todos os processos administrativos, gerencial e financeiro, o que faz com que o potencial de atendimento do seu negócio seja crescente e se destaque frente a concorrência.

Procure por um sistema que atenda as necessidades do seu hospital, o qual pode conter diversas ferramentas, como prontuário eletrônico, integração de imagens e laudos de exames, agendamentos online, confirmação automática de consultas e exames, indicadores operacionais, financeiros e muitas outras facilidades.

Como conclusão, podemos afirmar que o uso de um bom software é essencial para otimizar processos e aumentar a produtividade na gestão hospitalar. Por isso, invista em um sistema adequado para a sua instituição. Assim, ela não se tornará obsoleta nem perderá oportunidades de crescimento no mercado.

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