O que podemos esperar da relação entre tecnologia e saúde para o futuro?

A união entre tecnologia e saúde torna-se cada vez mais forte no Brasil e no mundo. Eventos em diversas partes do planeta debatem a relação entre as duas áreas. Universidades de medicina recebem cada vez mais investimentos para pesquisas com nanotecnologia, robótica e softwares e, em breve, inovações como Telemedicina e WearableDevices farão parte da rotina dos hospitais e clínicas, contribuindo para aperfeiçoar técnicas e melhorar o atendimento e agendamento de consultas.

Não sabe o que esperar da relação entre tecnologia e saúde? Então, continue lendo este texto e descubra as principais tendências de TI para a saúde e como elas podem contribuir com o setor clínico.

Telemedicina

Gerenciamento de doenças em domicílio será uma atividade rotineira em um futuro próximo. Por meio da Telemedicina, pacientes em locais remotos poderão realizar consulta e tratamento médico com profissionais qualificados por meio de monitores, tablets e outros dispositivos com acesso à internet.

Segundo pesquisas, o uso de ferramentas online para auxiliar o tratamento de pacientes em localidades afastadas reduziu em 52% a internação de idosos.

WearableDevices

WearableDevices, ou dispositivos vestíveis, é outra tecnologia capaz de transformar o futuro da área médica. Produzida com sensores que monitoram a temperatura, a pressão arterial e a frequência cardíaca, a inovação permite acompanhamento diário de pacientes que precisam de constantes cuidados na saúde.

Os dados coletados são transmitidos para os médicos, que podem realizar interferências no momento que observar alguma alteração clínica.

Blockchains

Tecnologia de criptografia utilizada para dar apoio às transações do Bitcoins, o blockchain garante a autenticidade e integridade das informações. Aliada à indústria da saúde, a técnica trará maior segurança para as transações, permitindo armazenar dados clínicos, registro e confirmação de alterações clínicas.

Esse tipo de segurança evita problemas que possam comprometer a saúde e evolução dos pacientes.

Softwares

Os softwares para a área da saúde vão desde aqueles que gerenciam os dados dos pacientes e fazem gestão financeira da clínica, até aplicativos que realizam agendamento de consultas. Além de gerar economia, essas inovações reduzem o tempo de espera para a marcação de consulta, ampliando, assim, a qualidade no atendimento.

Cloud Computing

Apesar de não ser uma novidade no mundo da tecnologia da informação, a Cloud Computing passa, cada vez mais, a fazer parte da rotina dos consultórios e clínicas. Por meio dessa inovação é possível armazenar, gerenciar e processar dados referentes à clínica e aos pacientes em um só lugar. Além disso, os dados podem ser acessados pelos médicos ou assistentes autorizados de qualquer lugar, utilizando, inclusive, os dispositivos móveis.

Como você percebeu, a relação entre tecnologia e saúde está revolucionando a área da saúde e o atendimento aos pacientes. Essas novidades otimizam a entrega de diagnósticos, melhora a produtividade e fluxo dos trabalhos, além de garantir a segurança das informações dos dados armazenados.

No futuro, essas ferramentas vão aumentar a precisão do diagnóstico de uma doença, além de facilitar o acompanhamento virtual dos pacientes. Assim, a tecnologia da informação continuará por muito tempo sendo relevante para o segmento da saúde, e o futuro promete muitas outras novidades para a área.

Quer saber mais sobre tecnologia e saúde? Então leia esse texto sobre como a Cloud Computing impacta a rotina dos hospitais e descubra como essa tecnologia contribui com a produtividade nas clínicas.