Gestão na saúde: como fazer uma boa gestão em clínicas de radiologia?

A gestão na saúde está intimamente ligada ao sucesso de uma instituição de saúde. Para as clínicas de radiologia, então, isso não é diferente. Ao visar o aumento do número de clientes, lucros e destaque no mercado, a atuação do gestor é primordial para atingir esses objetivos.

Todavia, para muitos profissionais da área da saúde, cuidar do gerenciamento de uma clínica não é considerada uma tarefa simples. Para ajudar nesse processo, separamos as principais dicas para você fazer melhorias na gestão da sua clínica de radiologia.

Continue a leitura e confira!

Faça um bom planejamento

Para conquistar melhorias no gerenciamento da sua clínica, planejar todas as tarefas com antecedência é indispensável. Por isso, estude quais são os pontos que apresentam prioridade para ajustes, analise os custos e o tempo necessário para iniciar as ações. Controle todo o processo e estabeleça indicadores de qualidade.

No fim, avalie se os planos atingiram os objetivos iniciais e planeje novas metas. Com esse ciclo, a melhoria é contínua e a gestão da sua clínica cada vez mais eficiente.

Informatize a sua clínica

A utilização de sistemas informatizados é uma das maiores revoluções do século. Aos poucos, os papéis, fichas e pastas de arquivos estão sendo deixados de lado e perdendo seus postos para as telas de computadores e mensagens eletrônicas.

Assim, o tempo e os serviços na sua clínica de radiologia são otimizados, podendo ser direcionados para tarefas mais importantes e que melhoram o atendimento do paciente como um todo.

Por isso, não deixe de investir nas novas tecnologias. Observe o que já está defasado na sua clínica e separe parte do capital para investimentos contínuos. Temos certeza de que você vai perceber como isso ajudará a elevar a qualidade dos seus serviços.

Utilize softwares

Contar com um software que se adapta à rotina da sua clínica reduz tarefas trabalhosas e garante a segurança dos seus dados. Essa é uma das melhores soluções para gestão na saúde.

Um sistema RIS, por exemplo, permite a conexão das etapas mais importantes de um atendimento, o que possibilita o controle conforme especialidades, redução de glosas e integração com recursos de PACS para gestão e armazenamento de imagens.

Esse sistema também facilita o atendimento ao paciente e fornece a agilidade necessária na comunicação e acesso aos recursos operacionais e de gestão. Com a telerradiologia, a transmissão de imagens de exames para os pacientes ou para o médico pode ser feita pela internet, o que é sinônimo de agilidade e eficiência.

Além disso, com o RIS, é possível realizar o agendamento online. Essa é uma função muito apreciada tanto pelos profissionais da clínica, pois diminui o tempo dedicado para atender ligações telefônicas, como para os seus clientes, que podem agendar seus horários de qualquer lugar e com muito mais praticidade.

Organize e padronize processos

Organizar e padronizar os processos são formas de ter o pleno controle do funcionamento da sua clínica. Assim, tudo ocorre conforme o planejado, com eficiência e no nível de qualidade esperado.

Caso você utilize um software, é possível otimizar ainda mais esses processos. Além disso, alguns programas permitem que você faça um controle remoto da sua clínica, por meio da internet.

Treine sua equipe

Para se destacar no mercado, é preciso investir no treinamento dos seus funcionários. Todos eles precisam estar alinhados com os objetivos da clínica e prestar um atendimento humanizado. Além disso, eles também precisam utilizar corretamente os recursos disponíveis.

Aliando a tecnologia desenvolvida especialmente para a área da radiologia com um serviço de qualidade por todos os seus profissionais, é possível melhorar as tarefas operacionais, a gestão na saúde e impulsionar a sua clínica frente à concorrência.

Gostou das nossas dicas? Então, que tal começar a aplicá-las agora mesmo? Conheça os softwares da Medilab Sistemas e dê início às melhorias nas suas atividades de gestão!