Gestão de serviços de saúde: qual a importância?

Um hospital, assim como toda empresa, possui diversas atividades administrativas a se cumprir na sua rotina de trabalho. Entre todas as responsabilidades, a gestão de serviços de saúde é uma delas, a qual merece atenção especial visto a importância que exerce no atendimento hospitalar.

Muitos pacientes contam exclusivamente com esses serviços para obter atendimento, realizar exames e conseguir um tratamento adequado para recuperar boas condições de saúde. Assim, o vínculo com essas empresas é constante e medidas de gestão eficazes precisam ser aplicadas.

Quer descobrir quais são os principais motivos para implantar um sistema de gestão de serviços de saúde eficiente no seu hospital? Continue a leitura e confira!

Padronização de tarefas

Apesar de algumas peculiaridades em diferentes processos e serviços de saúde, ao aplicar um sistema de gestão, todas as tarefas relativas poderão ser feitas de forma padronizada.

Se você contar com um software de gerenciamento, então, todas essas atividades podem ser realizadas e acompanhadas constantemente e com muito mais praticidade.

A informatização é um passo importante para inovar e otimizar os processos de gestão no dia a dia de trabalho administrativo de um hospital. Com o auxílio dessas tecnologias, todas as informações que você precisa podem ser acessadas de um só lugar, de forma organizada e controlada.

Conquista de um serviço de excelência

Todo hospital deseja ser reconhecido como referência devido à qualidade dos seus atendimentos. Mas, para que esse título seja alcançado, é necessário um investimento em campos que vão além da equipe profissional que prestará o atendimento propriamente dito.

A gestão de serviços de saúde, por exemplo, faz parte dessas áreas que contribuem de maneira significativa para que a excelência seja conquistada.

Por isso, desenvolver ações de planejamento, controle e melhorias ao gerenciar esses serviços é primordial para que a rotina administrativa e assistencial seja mais fluida e compatível com a demanda do hospital.

Novamente, é importante destacar que um sistema informatizado é uma ótima ferramenta para otimizar esses processos, pois ele agiliza as atividades diárias e a produtividade dos gestores, os quais podem voltar suas habilidades a outras funções, como aumento de lucroscrescimento do negócio.

Conhecimento de demandas

Ao realizar o gerenciamento dos serviços de saúde, é possível estabelecer qual é a demanda mensal, semestral ou até mesmo sazonal de atendimento conforme os registros obtidos em períodos anteriores.

Tudo isso é possível por meio do uso de recursos analíticos de dados, ferramenta presente em softwares de gestão para estabelecimentos de saúde.

Essas análises são realizadas conforme o histórico hospitalar de cada paciente, a distribuição destes em seus respectivos planos de saúde, o tipo de pagamento realizado pela operadora e vários outros.

Com uma visão ampla da demanda, o hospital pode se preparar com antecedência, investindo em corpo clínico, medicamentos e produtos médicos de acordo com as análises realizadas para cada período e, assim, oferecer um atendimento rápido e de qualidade.

Baseada em estatísticas, esses dados são muito seguros e possibilitam uma previsão fiel de condições futuras para o hospital.

Pagamento dos planos de saúde

A cobrança dos planos de saúde é mais uma responsabilidade da gestão. Esses pagamentos podem ser realizados de diferentes maneiras para ressarcir o seu estabelecimento dos serviços prestados ao paciente beneficiário. Confira quais são as principais modalidades.

Fee for service

Esse é o sistema que oferece maior autonomia ao seu hospital. Nele, cada serviço médico realizado têm uma taxa preestabelecida que deve ser paga pela operadora do plano de saúde.

No entanto, essa forma de pagamento vem sendo substituída pelas outras opções, visto que os hospitais podem ser favorecidos financeiramente ao optarem por procedimentos e uso de tecnologias mais caras desnecessariamente.

Pacotes de serviços

O pacote de serviços é o modelo mais utilizado quando uma operadora se associa a um hospital. Assim, os preços são preestabelecidos para os serviços, diárias, procedimentos e outros, e os planos de saúde têm uma ideia mais real do quanto precisará desembolsar para pagar por tudo isso no final.

Com esse modelo, os custos e os riscos são mais equilibrados entre o estabelecimento clínico e os prestadores de serviços de saúde.

Para o hospital, fica a responsabilidade de gerenciar a assistência que será oferecida ao paciente beneficiário, visto que os pacotes devem ser respeitados para que os preços não sejam superiores aos que foram acordados.

Capitation

No modelo capitation, o hospital recebe para cada beneficiário atendido um valor fixo de seus respectivos planos de saúde. Assim, tudo o que for relacionado a esse paciente será ressarcido com esse pagamento.

Para o hospital, cabe o dever de fazer a gestão dos médicos consultados e recursos utilizados por cada paciente, com a responsabilidade de que os serviços realizados nunca ultrapassem o preço fixo que é pago pela operadora.

Nesses casos, os riscos são grandes e a gestão é de extrema importância para que as necessidades de cada paciente sejam supridas dentro dos limites estabelecidos.

Melhoria de qualidade

A boa gestão de um hospital envolve, entre outros, o desenvolvimento de planos de ação, análise dos recursos disponíveis, criação de políticas que viabilizem esses planos, monitorização de processos, controle dos custos e gerenciamento dos serviços de saúde.

Assim, avaliar a qualidade dos planos de saúde, por exemplo, o que é feito por meio do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), deve fazer parte dos seus planos de melhoria para o seu hospital.

Entre os fatores que são analisados para gerar esse índice, estão:

  • atenção em saúde: que avalia os cuidados prestados pela operadora com a saúde dos pacientes beneficiários;
  • operação e estrutura: que analisa se todos os processos dentro da empresa fluem de maneira adequada;
  • economia: em que é verificado se o setor financeiro dessas empresas possui equilíbrio e eficiência na gestão de receitas e despesas;
  • satisfação dos clientes: em que o paciente é ouvido sobre a aprovação, ou não, do seu plano de saúde.

Com o IDSS, o hospital pode escolher e estabelecer contrato somente com os melhores planos de saúde. Dessa forma, o atendimento prestado pelo seu hospital terá um nível de qualidade muito mais elevado.

A gestão de serviços de saúde envolve muitos passos e detalhes importantes, todavia, agrega melhorias imensuráveis ao seu hospital. Portanto, não deixe de investir nesse segmento e garanta a melhoria contínua do seu estabelecimento de saúde!

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