Conheça 6 vantagens de um sistema integrado de gestão hospitalar

Na gestão de instituições de saúde,  é indispensável reduzir custos, aumentar o controle sobre as informações, organizar fluxos e padronizar processos. Nesses casos, contar com um sistema integrado de gestão hospitalar é a melhor estratégia.

Em um hospital, grandes quantidades de dados são gerados diariamente e o uso de sistemas separados pode acabar provocando a distorção de informações e o retrabalho. Isso acaba atrapalhando o gerenciamento da instituição e dificulta o alcance de metas e objetivos.

Pensando nisso, separamos, neste artigo, as 6 principais vantagens de utilizar um sistema integrado de gestão hospitalar. Vamos conferir quais são elas?

1. Agilidade

Um software de gestão otimiza processos que fazem parte do dia a dia de um hospital. Diversas tarefas que, no passado, eram de execução complicada, podem ser realizadas de modo automático ou com apenas alguns cliques por meio dessa tecnologia.

Com um sistema integrado, então, no qual os dados estão presentes em um mesmo local, o acesso se torna ainda mais prático e pode ser realizado de todos os setores do hospital.

Entre as informações armazenadas estão os dados dos pacientes, histórico clínico e resultados de exames. Ao encontrar essas informações de maneira ágil durante uma consulta, o profissional consegue dedicar maior atenção ao paciente, o que melhora o seu serviço, deixa o cliente satisfeito e aumenta as chances de que ele volte a procurar ajuda médica na sua instituição.

Gestão hospitalar: 5 dicas para atender melhor os pacientes

2. Redução de erros

A prevenção de erros humanos é algo obtido por meio do uso de um sistema integrado de gestão hospitalar. Isso porque, com a digitalização dos dados, algumas situações, como uma interpretação falha de uma prescrição médica — antes feita em papel e, muitas vezes, de difícil leitura — podem ser completamente evitadas.

Além disso, os sistemas informatizados têm ferramentas de validação das informações inseridas, por exemplo, em um prontuário eletrônico. Assim, elas são analisadas quanto a sua coerência para evitar erros de digitação, equívocos quanto ao nome de fármacos e dosagens.

3. Maior controle financeiro

Um sistema de gerenciamento tem diversos mecanismos de controle, o que aumenta a segurança do hospital e é fundamental quando o assunto é fluxo financeiro.

Assim, é possível planejar o pagamento de contas, taxas, tarifas e impostos e monitorá-los de forma online, o que garante a quitação dessas dívidas no prazo correto.

4. Segurança

Os hospitais têm a responsabilidade de preservar os dados confidenciais que são coletados e armazenados sobre os seus pacientes. Por isso, a preocupação com medidas de segurança e softwares seguros são peças-chave nesse processo.

Proteger os dispositivos eletrônicos com senhas e logins específicos para cada funcionário, com diferentes níveis de permissão de acesso, é uma maneira de evitar que dados confidenciais sejam vazados ou modificados.

Ademais, para evitar que informações sejam perdidas, aplicar backups periódicos é uma boa estratégia, pois, assim, cópias são salvas e podem ser recuperadas a qualquer momento.

5. Bancos de dados na nuvem

Um sistema integrado possibilita que todas as informações referentes ao hospital sejam armazenadas em um mesmo local: a nuvem.

Nesse banco de dados, é possível separá-los conforme grupos de acesso, como administrativo, financeiro, clínico etc.  Extremamente segura, a nuvem também aumenta a agilidade e a eficiência no manuseio de informações.

6. Produtividade

Melhorias nos processos e fluxos de trabalho são consequências diretas de instalar um sistema integrado de gestão hospitalar.

A automatização de tarefas, as quais antes demandavam longas horas para a sua execução, permite que os funcionários do hospital tenham tempo para se dedicar a outras funções mais importantes, como prestar um atendimento de excelência aos clientes.

Portanto, adotar um sistema integrado de gestão hospitalar, como o da Medilab Sistemas, é a solução para agregar melhorias ao seu estabelecimento como um todo. Agora que você conhece todas essas vantagens, vai ficar difícil não querer inseri-las no seu negócio, certo?

Para receber mais dicas como essas, assine a nossa newsletter e esteja sempre por dentro dos melhores conteúdos sobre softwares e gestão na saúde!