Como posso melhorar o atendimento ao paciente? Veja aqui!

Prestar um serviço clínico de qualidade para os seus pacientes é essencial para que eles se sintam satisfeitos e, assim, voltem a procurar o seu estabelecimento de saúde futuramente. Por esse motivo, saber como melhorar o atendimento ao paciente deve estar na sua lista de tarefas se o seu objetivo é ampliar a fidelização de clientes e fazer o seu negócio crescer.

Entre as medidas necessárias estão escutar o paciente, tratá-lo como você gostaria de ser tratado e realmente se importar com os seus sintomas. Somente com atitudes como essas o seu cliente passará a confiar e valorizar o seu trabalho, reconhecendo que a quantia que ele está desembolsando pela consulta está valendo a pena.

Quer conhecer outras dicas para elevar o seu nível de atendimento em consultas ou exames? Continue a leitura e confira quais são elas!

Treine sua equipe

O atendimento clínico envolve todas as etapas em que a pessoa entra em contato ou está na sua clínica. Isso significa que, desde a marcação e o contato com a secretária na recepção, o atendimento já está acontecendo — e não somente na consulta com o médico propriamente dita. Por esse motivo, é necessário investir na sua equipe profissional para que todos estejam alinhados com a missão e os valores da empresa.

Assim, ofereça cursos, palestras ou seminários para as suas secretárias e incentive a participação em congressos e especializações para os médicos, para que esses profissionais estejam sempre atualizados. Os certificados e diplomas devem ser colocados à vista do público: assim eles saberão o quanto a sua clínica está preparada para prestar o melhor atendimento.

Ofereça conforto

Apresentar um ambiente aconchegante, especialmente na sala de espera, já provoca uma boa primeira impressão do seu consultório. Por isso, invista em móveis modernos e elegantes, plantas ornamentais, ar-condicionado, wi-fi, máquinas de café, chá e até alguns docinhos. Esses itens tornam o momento de espera pela consulta muito mais agradável e contribuem para que a satisfação do paciente aumente.

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Utilize a tecnologia

Contar com os recursos tecnológicos desenvolvidos para a área de saúde é um ponto chave para melhorar a gestão da clínica e ainda otimizar tempo, o que permite que você possa se dedicar com maior atenção ao atendimento clínico.

Um prontuário eletrônico, por exemplo, possibilita ter todas as informações do seu paciente em um único lugar, o que facilita o acompanhamento clínico e permite que tenha uma visão geral de cada caso muito mais rápido do que se utilizasse fichas de papel.

Personalize o atendimento

Quando o assunto é saber como melhorar o atendimento ao paciente, é importante ir além de um tratamento respeitoso, humano e com paciência durante as consultas. Oferecer um serviço único é o que destacará a sua clínica ou consultório médico no mercado.

Para conquistar mais clientes, você pode, por exemplo, estender seus cuidados para além do estabelecimento de saúde. Assim, mandar uma mensagem avisando que o exame de imagem já ficou pronto é uma forma de mostrar ao paciente como ele é especial e que a clínica se preocupa com ele.

O médico, portanto, tem um papel de destaque para melhorar a qualidade do atendimento. Além disso, quando ele é o responsável pela gestão da clínica, também tem a função de orientar a equipe e implementar recursos tecnológicos, treinamento, decoração e comodidades na infraestrutura do estabelecimento.

Agora que você já aprendeu a como melhorar o atendimento ao paciente, é só começar! Aplique nossas dicas e desfrute dos benefícios de um atendimento de qualidade!

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