Gestão de clínicas: 4 dicas que vão potencializar seu trabalho

Com tantas opções no mercado, o que fazer para atrair pacientes? A resposta é simples: investir na gestão da clínica. Isso porque o público está cada vez mais exigente e os consultórios que conseguirem atender a essas expectativas, conquistarão a vantagem competitiva.

É necessário estar sempre atualizando as práticas de gestão para que elas estejam alinhadas com as exigências do setor de saúde. Essa é a melhor maneira de garantir que seus investimentos resultem em melhorias de serviços, satisfação do negócio e crescimento da empresa.

Se você entendeu a importância da gestão de clínicas, mas não sabe por onde começar, não se preocupe. Listamos algumas dicas valiosas, confira a seguir!

1. Invista na aparência da sua clínica

O tempo de espera costuma ser um momento de tensão para as pessoas, pois existe o medo do resultado do exame, a angústia de tratamentos ou o incômodo de alguns sintomas de doenças. Sendo assim, transformar esse sentimento em uma experiência boa certamente renderá bons frutos.

Inspirar conforto, credibilidade, segurança e qualidade é essencial para que o paciente tenha a certeza de que escolheu a melhor opção. A climatização, organização, os móveis, a iluminação e o som do ambiente são exemplos de como provocar sensações positivas.

Modernizar o design do espaço demonstra que sua clínica conta com a melhor tecnologia para cuidar da saúde das pessoas. Isso vale tanto para a sala de espera quanto para as consultas. Não se esqueça de divulgar sua estrutura na internet, pois este é um canal muito utilizado para o agendamento de consultas.

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2. Invista em ferramentas de relacionamento

Só o bom atendimento não é mais suficiente para reter clientes. Elaborar estratégias de atração e desenvolver um relacionamento eficaz com os clientes são passos importantes para o sucesso.

Oferecer dicas de saúde, enviar lembretes para manter os exames em dia, divulgar programas de prevenção e mostrar as novidades da clínica são ações de relacionamento e comunicação que geram valor para os pacientes.

É claro que também existem aquelas pessoas que não são conectadas, principalmente os idosos. Não deixe de marcar presença para essas pessoas. Um telefonema ou uma carta com essas mesmas ações ajudarão na fidelização deste público.

Também implemente estratégias digitais para atrair novas pessoas. Divulgue ao público, pela internet, os seus diferenciais, a opinião positiva dos clientes, as especialidades atendidas e a estrutura do local.

3. Defina as políticas de atendimento

O bom atendimento é fundamental. O primeiro passo para a qualidade dos serviços é definir as políticas que nortearão o comportamento dos colaboradores e definirão a cultura organizacional.

Essa dica vale para todos os profissionais, independente do nível de contato com o paciente. Após essa definição, a próxima etapa é treinar a equipe conforme cada função. Um grupo qualificado impacta diretamente na satisfação das pessoas. Aproveite recursos tecnológicos para capacitar os funcionários e alinhar as expectativas gerais da empresa.

4. Utilize um sistema de gestão e relacionamento

Praticidade é a palavra de ordem. Não ser prático e cômodo não é ser inovador e demonstra não estar em sintonia com o seu público.

Além dos serviços online voltados para as pessoas, é necessário estar atento à organização dos documentos e modernização de processos internos. Isso vai desde o registro correto dos colaboradores até a entrega final do seu serviço.

Para evitar perda de tempo, a dica é otimizar. Os sistemas de suporte permitirão a redução de custos, melhor administração, maior organização e, principalmente, melhoria na produtividade e no atendimento.

Aliás, a tecnologia está presente em todas as nossas dicas. Ela facilita o trabalho do gestor, permite um atendimento de qualidade, oferece praticidade e reduz custos.

Citamos, neste conteúdo, 4 ações que podem tomadas a partir de agora e que transformarão a experiência do seu cliente. Promovendo mais fidelização e a famosa indicação boca a boca, tão valiosa para o setor da saúde. Além disso, precisamos apenas reforçar que é extremamente necessário contar com o auxílio de um software de gestão capaz de integrar departamentos e promover várias soluções de atendimento.

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